terça-feira, 10 de novembro de 2009

APAGÃO no Brasil atinge 6 Estados e o desligamento completo da Usina de Itaipu. (Site Terra)

APAGÃO BRASIL
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que houve um desligamento completo da usina de Itaipu devido à falha das linhas abastecidas por Furnas. Segundo ele, causas atmosféricas podem ter gerado o apagão no Estado do Rio de Janeiro - o mais atingido -, parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e também o Paraguai.
"Imagina-se que uma tempestade de grande intensidade possa ter contribuído para desligar as linhas de Itaipu e, por consequência, outras linhas saíram de funcionamento". O ministro de Minas e Energia disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) procura as causas, mas afirma que o mais importante é ressaltar o fornecimento de energia, do que descobrir os motivos da falha.
Lobão negou que o apagão dessa noite tenha relação com o de 2001. "O sistema não é frágil, é o mais seguro do mundo. No apagão de 2001 não havia sistema interligado e havia ausência de linhas de transmissão. Hoje não, 98% das linhas são interligadas."
Segundo Lobão, Itaipu já voltou a ser reenergizada. Técnicos do ONS devem restabelecer o fornecimento ainda esta noite.
O Ministro foi informado do desligamento de Itaipu durante reunião com o presidente Lula sobre a divisão dos royalties do pré-sal.

Nenhum comentário: