terça-feira, 19 de abril de 2011

Aeroclube de Blumenau completa 70 anos com Festa nos dias 21 e 22 de abril. Dia 21/04 tem a ESQUADRILHA DA FUMAÇA.

Aeroclube de Blumenau completa 70 anos com Festa nos dias 21 e 22 de abril.

Dia 21/04 quinta-feira tem a ESQUADRILHA DA FUMAÇA no Aeroclube de Blumenau. Foto da Esquadrilha da Fumaça de AviãoPaulista.com


21 e 22 Festa de Aniversário 70 anos do Aeroclube de Blumenau.

Dia 21/04 às 16h Apresentação da Esquadrilha da Fumaça


Contato: Aeroclube com Sr. Mário Fonte: Carlos B. Schmidt

O Aeroclube de Blumenau nasceu da dedicação de entusiastas pela aviação no Vale do Itajaí. Foi em 1941, que o então prefeito do município – José Ferreira da Silva – oficializou a fundação do aeroclube e trouxe o primeiro instrutor para formação de pilotos.Dauto Caneparo saiu de Florianópolis para Blumenau para iniciar a instrução de aeronautas.
Na década de 1930, a multidão se reunia para observar os voos na Rua Coronel Feddersen, usada como pista de pousoClique na foto para abrir a galeria
Na época, era seguido o manual da Força Aérea Brasileira, sendo que a formações de pilotos civis e militares era feita da mesma forma. Também na década de 1940, ocorreu a construção da pista do Aeroporto Quero-Quero, onde está instalado o aeroclube.Inicialmente, as aulas teóricas foram ministradas em uma sala no Centro de Blumenau. Somente um ano depois, o aeroclube recebeu o primeiro avião para treinamento – um Piper J3. A aeronave era uma doação do governo federal. Em sequência, vieram outras doações. Já nos dois primeiros anos, foram formados 17 pilotos.Após os anos de formação, o aeroclube de desenvolveu e estabeleceu uma escola de qualidade no Vale do Itajaí. Foi reconhecido diversas vezes pela qualidade do ensino e obteve incentivo dos governos federal e local para continuar formando pilotos na região.


Foto arquivo site do Aeroclube de Blumenau.
A paixão dos blumenauenses por voar, no entanto, é anterior à fundação do Aeroclube de Blumenau. O primeiro registro histórico de um voo na região data de 1927. Amantes da aviação se reuniram e fundaram o Fliegerbund Blumenau, um clube que juntou esforços na construção de um planador. O projeto seguiu especificações alemãs e foi executado ao longo de todo o ano. Ainda em 1927, houve uma demonstração do voo do planador.
O primeiro pouso de um avião em Blumenau.Foi na Rua Coronel Feddersen, em 1932
Mas foi em 1932 que o primeiro avião pousou em Blumenau. No dia 5 de maio daquele ano, o Iguaçu, pilotado por Joaquim Rubeck, aterrissou na Rua Coronel Feddersen. A via foi usada pois não havia pista em Blumenau naquele ano. A missão seria, de acordo com alguns historiadores, uma forma de sondar a possibilidade de criação de uma linha aérea que passasse pelo município.


* Fonte: Site do Aeroclube de Blumenau.

Nenhum comentário: