terça-feira, 26 de abril de 2011

Audiência sobre Segurança Pública em Blumenau teve a presença do Secretário estadual e não agradou. Policiais somente final do ano.

Audiência sobre Segurança Pública em Blumenau teve a presença do Secretário estadual e não agradou. Policiais somente final do ano.


Foto site da Câmara de Vereadores

Na audiência pública promovida nesta segunda-feira (25) pela Assembléia Legislativa na Câmara de Vereadores de Blumenau, o secretário estadual, César Grubba, reconheceu que segurança é prioridade do governo, mas que é impossível atender a todos ao mesmo tempo.

Como conseqüência, revelou que em quatro meses já foi notificado por quase 80 mandados de segurança e 16 ações civis públicas de diversas regiões. Grubba relatou as dificuldades enfrentadas e a burocracia que atrasa o processo licitatório para novas obras na área. O secretário admitiu ser grande a defasagem de contingente nas policias civil, militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Corpo de Bombeiros. Além disso,lembrou que as últimas nomeações da polícia civil integram a terceira etapa de um concurso realizado em 2008. Disse também que os 202 policiais nomeados na semana passada fizeram concurso regionalizado e não podem ser remanejados das cidades de origem.� O secretário garantiu que o governo vai melhorar a segurança pública de Santa Catarina. Uma das medidas voltadas a este objetivo foi a antecipação para agosto do ingresso de 500 policiais na academia de polícia, com formação prevista para o final do ano.

Também foi autorizada a formação de 80 policiais militares em núcleo da escola da PM a ser ativado em Blumenau. Ao mesmo tempo, confirmou o estudo para instalação de mais 50 câmeras de monitoramento, que funcionarão em novo local, junto com a central regional de emergência. Garantiu ainda os recursos para a conclusão das obras do novo prédio da Delegacia Regional.

O comandante Geral da PM, Coronel Nazareno Marcineiro, após admitir que “foi negligenciada a atenção ao município nos últimos anos”, confirmou os números oficiais: no final de julho, o 10º. Batalhão receberá 49 policiais militares, que deverão completar o ciclo de capacitação em três meses. Ao mesmo tempo, outros 49 policiais iniciarão a escola de formação em Florianópolis. Também confirmou a publicação, até outubro, do edital para recrutamento e seleção de outros 80 policiais que deverão ser destinados em sua totalidade a Blumenau.


Nenhum comentário: