terça-feira, 21 de junho de 2011

Começa hoje o INVERNO no Brasil. Veja a previsão do tempo neste início de inverno em Blumenau.

Começa hoje o INVERNO no Brasil.

Veja a previsão do tempo neste início de inverno em Blumenau.

Foto de Jaime Batista da Silva
O inverno começa nesta terça-feira, às 14h e 16 min.
Em Santa Catarina, os primeiros dias da estação serão marcados por tempo instável com chuvas frequentes e temporais isolados devido a influência de sistemas de baixa pressão e duas frentes frias.
Nesta terça-feira uma frente fria no litoral catarinense, associada a um sistema de baixa pressão no oeste do estado, provoca chuva em todas as regiões com risco de temporal isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, divisa com o RS, onde o acumulado de chuva deve variar de 30 a 50mm. Nas demais regiões, o acumulado deve variar de 10 a 30mm. Temperatura estável, diminuindo da tarde para noite com a virada do vento para sul, com rajadas.
Entre a quarta e o sábado persiste a condição de tempo instável com predomínio de nebulosidade e chuva, moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporal isolado devido a intensificação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC, que dará origem a uma nova frente fria. Temperatura em declínio no fim da semana.
Observação: em caso de sinistro e/ou situação de risco acione a Defesa Civil local e/ou Bombeiros.
Fonte: http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?command=ExibirNoticiaAviso&module=website&idNotic=926&ixFoto=0&pag=1

Foto de Jaime Batista da Silva
O inverno (AO 1945: Inverno) é uma das quatro estações do ano. O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério sul.
Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inverno

Nenhum comentário: