sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mulher de Blumenau quase cai no Golpe do Sequestro. Veja o desabafo desta internauta. Veja as 10 maneiras para evitar cair no golpe do sequestro:

Mulher de Blumenau quase cai no Golpe do Sequestro. 
Veja o desabafo desta internauta.
Veja as 10 maneiras para evitar cair no golpe do sequestro:
*
Veja o desabafo da internauta Elza Machado de Blumenau:

Bom dia Jaime, hoje pela manhã eu recebi uma ligação a cobrar de um rapaz que chorava muito dizendo que tinha sido assaltado e que ele estava bem. Logo em seguida um homem de voz forte pegou o telefone e falou que era da polícia e que o meu irmão estava bem e que era um sequestro e pediu R$ 50.000,00 se não ele mataria meu irmão. Só que ele não falou o nome do meu irmão e ai eu logo vi que era um sequestro falso. Enãao o menino pegou novamente o telefone e chorava muito ai eu o chamei de Fernando, só que este não é o nome do meu irmão ... novamente o homem de voz forte pegou o telefone e me perguntou se a vida do meu irmão era importante e eu falei que sim, foi quando falei você não vai fazer nada com o Fernando? Ai o rapaz falou, não vou fazer nada com o Fernando ai eu falei ainda bem porque este não eh o nome do meu irmão.... e desliguei o telefone. Estou te falando isso porque eles devem tentar com outras pessoas ......... Obrigada - Elza Machado
*

1. Conheça os “scripts” mais comuns
Embora varie nos detalhes, a história dos golpistas é sempre a mesma. Eles colocam alguém para chorar no telefone e dizem que é um sequestro e vc em casa se assusta e pensa que é algum familiar seu.

2. Não receba ligações a cobrar
Se o interlocutor for desconhecido, desligue. Policiais e bombeiros não telefonam para informar sobre acidentes (a tarefa cabe aos hospitais) nem, muito menos, ligam a cobrar

3. Não ajude o bandido dando-lhe informações
– Sua filha sofreu um acidente.

– A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda?

O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone

4. Tire os adesivos do carro
Adesivos com o nome da academia de ginástica ou da faculdade, assim como placas que reproduzem o apelido dos motoristas (BIA, LEO etc.) e páginas no Orkut / facebook são preciosas fontes de informação para os bandidos. Evite e peça aos seus filhos para evitar

5. Oriente também os idosos
Tanto ou mais do que crianças e empregadas, são as pessoas idosas da família as mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Muitas vezes, por se sentirem sozinhas, elas podem prolongar conversas com desconhecidos e acabar por municiar criminosos

6. Pare para raciocinar
O pânico diante da possibilidade de um parente estar acidentado ou seqüestrado faz com que muitas pessoas deixem de tomar atitudes óbvias, como checar se a informação é verdadeira. Segundo a polícia, freqüentemente as vítimas deixam de ligar para o suposto seqüestrado não porque são impedidas de fazê-lo, mas porque a idéia não lhes ocorre

7. Desobedeça ao bandido
Ligue para o suposto seqüestrado ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipótese de um seqüestrador real fazer essa ameaça é remota – bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, só porque o celular dela tocou

8. Desconfie de ligações longas
Segundo estatísticas da polícia, 90% dos primeiros contatos telefônicos feitos por seqüestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas

9. Duvide do choro das vítimas
Apelos chorosos de supostos seqüestrados têm sido usados com freqüência pelos golpistas. A polícia sabe que raramente seqüestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima. Sabem que podem ser rastreados e ter o cativeiro descoberto

10. Dê queixa na polícia
Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele

Fonte: Veja on-line

3 comentários:

Rogéria da Luz disse...

Primeiro de tudo: ligue para a operadora da sua linha telefônica para bloquear chamadas a cobrar, paga-se uma taxa mas não é muito, isso não vai consumir seu salario. Eu já tive essa ligação absurda, um fulano se dizendo sobrinho da minha mãe, mas não sabia nome dela. Liguei para delegacia relatei o caso e passei o telefone da qual havia recebido a ligação, isso mesmo, temos bina em casa. São apenas dicas para não cair nesse golpe baixo com pessoas de boa índole.

Anônimo disse...

eu tbm cai nesse golpe de sequestro do meu filho sofri muito pois nem consiguia falar com ele pelo celular mais graças a deus nao era verdade

Anônimo disse...

uma vez me aconteceu, eu desliguei e passei o numero para policia , tenho bina disseram que não podiam fazer nada , dias depois aconteceu com o vice presidente do Lula , não levou 10 minutos já sabiam de onde tinha vindo a ligação , pobre não tem vez mesmo ......... eu u desligo e não aviso ++++== ninguem................