quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Importante: Muitas mudanças no trânsito no bairro Itoupava Norte. Domingo começa o corredor de ônibus na rua 2 de Setembro.

Importante: Muitas mudanças no trânsito no bairro Itoupava Norte.

Domingo começa o corredor de ônibus na rua 2 de Setembro.

Veja as principais mudanças no trânsito no local:Foto de Jaime Batista da Silva

Em preparação para o funcionamento do corredor de ônibus, marcado para domingo, dia 19 de fevereiro, a rua 2 de Setembro e as vias próximas, na Itoupava Norte, passarão por mudanças de trânsito durante a semana. A principal alteração de tráfego será na rua 2 de Setembro, no trecho compreendido entre as ruas Vereador Romário da Conceição Badia e 4 de Fevereiro, onde a via será mão única para veículos em geral no sentido Bairro/Centro, e terá uma faixa, no sentido contrário, exclusiva para a circulação de ônibus. O corredor de ônibus será implantado, portanto, no contrafluxo. Com a alteração, os coletivos que saírem da Ponte da rua Santa Catarina poderão dobrar à esquerda na rua 2 de Setembro - manobra que será permitida somente para o transporte coletivo.Foto de Jaime Batista da Silva

Passam por mudanças também as vias transversais Santa Efigênia, 25 de Agosto e Henrique Benertz que passam a ter todas sentido único em direção à rua 2 de Setembro. Para o motorista que estiver na 2 de Setembro, o acesso sentido bairro Fortaleza ou Aterro poderá ser feito pela ruas Siderópolis (com mão única) e 25 de Julho, que atualmente é mão dupla, mas passará a ter sentido único no trecho compreendido entre a rua Paris e nova Via Projetada 44. Haverá também mão inglesa na rua 25 de Julho, no trecho entre as ruas Paris e 2 de Setembro.Foto de Jaime Batista da Silva

A Via Projetada 44 foi executada recentemente e inicia nas proximidades da Academia Duggen. Interliga as antigas ruas São Lugero e Augusto Schoenau. Parte da sinalização horizontal (pintura do asfalto) e vertical (placas) já foi concluída no trecho em que o corredor será implantado. Até sexta-feira, dia 17, toda a sinalização estará finalizada para a liberação do corredor.Foto de Jaime Batista da Silva Foto de Jaime Batista da Silva

A Guarda de Trânsito está no local para auxiliar e dar segurança aos condutores e pedestres. Até a inauguração da obra, pede a compreensão e atenção de todos por conta das melhorias. A fiscalização do corredor da 2 de Setembro começa a valer a partir do dia 5 de março, quando será aplicada multa leve de R$ 52,13 (e 3 pontos na carteira) para os condutores que estiverem circulando pela pista exclusiva do ônibus. A partir da mesma data, ficará proibida a circulação de veículos com mais de 4 toneladas ao longo de toda rua 2 de Setembro, com exceção dos comerciantes locais, que poderão circular por meio de autorização do departamento de trânsito.




Foto de Jaime Batista da Silva

Semáforos
Os dispositivos semafóricos existentes serão mantidos no local, sendo que um novo sistema será ativado assim que o corredor entrar em funcionamento – o da intersecção da rua Vereador Romário da Conceição Badia com a 2 de Setembro. O equipamento já está instalado no local, mas com luz intermitente. Com a finalização das obras do binário, prevista para os próximos meses, o equipamento será relocado para a rua 1º de Janeiro
.
Foto de Jaime Batista da Silva

Pontos de ônibus
Cinco novos pontos de ônibus serão acrescentados, sendo dois deles na rua Siderópolis, um na 2 de Setembro nas proximidades da Escola Estadual João Widemann, um no cruzamento da rua Leopoldo Kirsten com a 2 de Setembro e um no início da nova Via Projetada 44, esquina com a rua 25 de Julho
.
Foto de Jaime Batista da Silva Foto de Jaime Batista da Silva


Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Linhas do transporte coletivo - Novos trajetos das linhas na região

Troncal 10 - Garcia/Fonte/Aterro - Via rua São Paulo e Madrugueira e Linha 210 - Garcia/Fonte/Aterro - Via rua São Paulo. A partir da rua Santa Catarina, seguirá direto pela rua 2 de Setembro até o Terminal Aterro;

▪ Troncal 11 - Fonte/Aterro - Via rua 2 de Setembro/Missões. A partir da confluência com a rua 4 de Fevereiro, seguirá direto pela rua 2 de Setembro até o Terminal Aterro;

▪ Troncal 17 - Fortaleza/Fonte - Via Missões e Linha 616 - 25 de Julho - Fortaleza/Proeb - Via rua São Paulo. A partir da confluência da rua 25 de Julho com a nova Via Projetada 44 (Binário), seguirá no sentido único de tráfego, entrando na rua 25 de Agosto e 2 de Setembro até o Terminal Fonte, seguindo então o atual trajeto;

▪ Linha 706 - 25 de Agosto - Proeb/Fortaleza - Via rua São Paulo . A partir da rua Santa Catarina, seguirá direto pela rua 2 de Setembro. Entra na rua Siderópolis, nova Via Projetada 44 e rua 25 de Agosto até o Terminal Fortaleza;

▪ Linha 706 - 25 de Agosto - Fortaleza/Proeb - Via rua São Paulo. A partir da rua 25 de Agosto, seguirá no sentido único da nova Via Projetada 44. Entra na rua Santa Efigênia e 2 de Setembro até o Terminal Proeb, seguindo então o atual trajeto;

▪ Linha 212 - Cidadão I - Garcia/Fonte/Fortaleza/Aterro. A partir da rua 25 de Agosto, seguirá no sentido único da nova Via Projetada 44. Entra na rua Vereador Romário Conceição Badia e 2 de Setembro até o Terminal Aterro;

▪ Linha 604 - São João - Fortaleza/Proeb. A partir da rua 4 de Fevereiro, seguirá no sentido único da via até seu final, retorna pela Avenida Lisboa e vai até a rua Paris. Segue pela rua Paris em mão inglesa da rua 25 de Julho até a rua 2 de Setembro. Finalmente vai até o Terminal Proeb, pelo atual trajeto;

▪ Linha 300 - Interbairros - Velha/Aterro/FortalezaA partir da rua 2 de Setembro, entrará na rua Siderópolis, seguindo pela nova Via Projetada 44. Entra na rua 25 de Agosto e segue para o Terminal Fortaleza, pelo atual trajeto.

Fontes:
Projeto viário geral - Walfredo Balistieri, secretário de Planejamento Urbano (3326-6917)
Execução da Obra e instalação de sinaleiras - Alexandre Brollo, secretário de Obras (3326-9325)
Linhas de ônibus, transporte coletivo e ativação de sinaleiras - Rudolf Clebsch, presidente do Seterb (3323-2155)
Assessoria de Comunicação: Eloísa Malheiros (3323-2155), Karolina Bonin (3326-6756) e Natacha Amaral (3326-6995)

7 comentários:

Daniel disse...

e a perguna que não quer calar... as bicicletas? trafegam onde?

Ferraz disse...

Eu to sentindo um cheiro de cagada muito forte nesse transito da it. norte, já é o pior gargalo da cidade e parece que não vai resolver, vai piorar c/ esse corredor de ônibus

Anônimo disse...

E o Vinte e Cinco de Julho (616)?

Anônimo disse...

E a linha 616 - Vinte e Cinco de Julho?

Julia disse...

Tenho certeza que isso fooi a maior besteira que o depto. de engenharia de tráfego poderia ter feito. Moro próximo a Via projetada 44, que vai ser o novo "funil" de congestionamento no bairro. Na realidade aumentaram o tracho que vai ficar congestionado e tiraram as opções de quem mora no bairro fugir do trânsito. Na última sexta feira dia 16, o trajeto que eu levava apenas 10 minutos para percorrer, saíndo do terminal fortaleza e chegando na Rua Solingen que é a terceira rua a direita a partir da entrada da via projetada 44, levei nada mais nada menos do que 1 hora e meia!!!
Outra questão, a via projetada 44 (da academia Dugem) não comporta de forma alguma o fluxo de transito deverá passar por ela, com certeza muito congestionamento e acidentes vão ocorrer por ali, principalmente porque existem garagens de residências logo no início da via, e o pobre do morador tá arriscado a morrer cada vez que tirar o carro da garagem.... e ainda, a via ao tem calçadas... se um cadeirante ou deficiente visual tiver que andar por ali...só Deus mesmo para olhar pelo coitado pois vai ter que passar pelo meio da via... imaginem!!! Sinceramente, o que antes era um congestionamento em uma a´rea 90% comercial vai continuar só que agora vai se estender para uma área 100% residencial... e o cidadão, morador, pagador dos impostos que se vire se baterem no seu carro, se atropelarem seus familiares, se desvalorizar o seu imóvel.... Por aí é que se vê o nível de planejamento... Só Deus para entender porque eu já desisti.

Anônimo disse...

e espero k nos podemos fazer nossas entregas sem c encomodar com os guardas maos educados ke temos na nossa cidade pois no centro da cidade ja nos proibirao nos durante o dia deveria ter um certo horario isso e uma falta de respeito como a nossa empresas
ssa pois nos entregamos um produto k e excencial pro comercio da cidade espero k mais alguem comente sobre isso pois nao devemos ficar de braços cruzados,pois ficar so para os onibus andarem e nos da entrega ????????????????????????

Bruno Serras disse...

Ontem fiquei os 3 minutos do sinal vermelho na saída da Romário Badia sem que nenhum ônibus tenha passado.Essa rua deveria ser sentido único e livre a direita. Sinaleira sim para que converge a esquerda. para a direita tem de haver um sensor que ao aproximar um ônibus aciona a sinaleira. Como está vai ser ainda pior.