quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Com votação unânime, Vanderlei de Oliveira é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau. Ao lado dele estarão o vice-presidente, Roberto Tribess (PMDB); o primeiro secretário, Marcos da Rosa (DEM); e o segundo secretário, Jens Juergen Mantau (PSDB). Veja o histórico dos 15 vereadores:

Com votação unânime, Vanderlei de Oliveira é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau. Ao lado dele estarão o vice-presidente, Roberto Tribess (PMDB); o primeiro secretário, Marcos da Rosa (DEM); e o segundo secretário, Jens Juergen Mantau (PSDB).
 Veja o histórico dos 15 vereadores:
 Foto de Jaime Batista da Silva

HORA DO JURAMENTO:
Vanderlei de Oliveira é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau. 
 Foto de Jaime Batista da Silva


Com votação unânime, Vanderlei é o novo presidente da Câmara de Vereadores.
No primeiro dia do ano, os vereadores eleitos para a legislatura 2013-2016 escolheram a mesa diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara pelos próximos dois anos. Com votação unânime, Vanderlei de Oliveira (PT) é o novo presidente. Ao lado dele estarão o vice-presidente, Roberto Tribess (PMDB); o primeiro secretário, Marcos da Rosa (DEM); e o segundo secretário, Jens Juergen Mantau (PSDB). A cerimônia também serviu para empossar os 15 vereadores, prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e vice-prefeito Jovino Cardoso Neto (DEM). 

O novo presidente do Legislativo blumenauense disse que encontrou muitas pedras pelo caminho. Segundo ele, nunca antes na história da cidade, teve-se notícia de uma mesa eclética, definida antes do dia 01 de janeiro. “Quero fazer o agradecimento aos 15 parlamentares e a todos os partidos por esta consolidação política”. O petista, que vai para o seu quinto mandato, ressaltou os 20 anos de história do Partido dos Trabalhadores. “Pela primeira vez comandamos esta Casa. São 16 anos que eu estou vereador. Fui vereador de situação, de oposição, mas sempre trabalhei para que tudo funcionasse corretamente”. 

Ao falar da família, Vanderlei se emocionou. “A minha família me ajudou em todos os momentos. Eles, juntamente com a minha história política, nunca me deixaram desistir. No início, eu não queria ser vereador. Agora, chegou a hora de assumir esta grande responsabilidade de ser presidente. Poder independente e relação harmônica entre os poderes são os meus objetivos”. Pela primeira vez, o vereador-corregedor foi escolhido por aclamação. Quem ocupará o cargo é César Cim. Como suplente ficará Jefferson Forest. 

A sessão solene de posse deste dia 01 de janeiro, além de empossar os 15 parlamentares municipais, também deu posse oficial aos novos prefeito e vice-prefeito da cidade. O plenário ficou tomado pelo público que fez questão de acompanhar o momento. Após os juramentos de cada empossado, conforme prevê o regimento, Napoleão e Jovino fizeram uso da palavra na tribuna. 

Ao ressaltar que, pela primeira vez na história, dois vereadores são eleitos prefeito e vice-prefeito em Blumenau, Napoleão recordou a posse como parlamentar, há quatro anos. “Ambos fomos os vereadores mais votados da cidade e coube a nós a condução dos trabalhos da mesa naquela ocasião”, lembrou. Ele aproveitou a ocasião para também se despedir do mandato de vereador. “Nutro o mais profundo respeito pelo Legislativo e pela atividade de vereador”, afirmou. Napoleão reiterou o compromisso com a harmônica relação entre os poderes. “No estado democrático de direito, o poder é das pessoas. O verdadeiro titular do poder é o povo”, citou. O prefeito ainda apontou que as circunstâncias da atualidade exigem uma nova forma de administração municipal. “Conto com a união de todas as forças em torno de construir uma Blumenau melhor para todos”, declarou. 

Já o vice-prefeito, Jovino Cardoso Neto (DEM), usou a tribuna para fazer cumprimentos e agradecimentos. “Gostaria de agradecer a toda a população blumenauense pelos quase 130 mil votos recebidos e também ao Partido dos Trabalhadores, que foi fundamental nesse processo, principalmente no segundo turno”, destacou. O democrata parabenizou o companheiro de partido, Marcos da Rosa, por ser o vereador mais votado desta legislatura. “Quero agradecer, também, a minha família. Foi uma enorme satisfação tê-los como sustento da minha caminhada”, disse. 

O partor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Nilton dos Santos, ressaltou que este era um momento histórico para a cidade de Blumenau. “Depois de uma incansável batalha em busca do apoio popular, o início da noite do dia 07 de outubro trouxe alegria e emoção aos vossos corações pelo espaço conquistado. Além da emoção deste momento e privilégio de representar a população, hoje vocês tem, mais do que nunca, a responsabilidade de lutarem pela nossa cidade. Vivemos um período de muitos desafios. E vocês tem que enfrentar estes desafios com determinação, legislando com transparência”. 

A primeira sessão ordinária de 2013 ocorre no dia 05 de fevereiro, às 13h30. 

Partidos 
Cada partido elegeu um representante para discursar por até cinco minutos na tribuna. O primeiro a utilizar o espaço foi Ivan Naatz (PDT). “O número de pessoas neste plenário mostra que o povo de Blumenau acompanha o trabalho da Câmara. A nossa maior bandeira será brigar por aquilo que a cidade espera do governo federal e do estadual. Cobrar dos nossos representantes do legislativo e executivo o retorno dos impostos. Este município é a terceira maior economia do estado. Merecemos o retorno dos impostos, contribuímos muito para o país. Comecem pela duplicação da BR-470, pela federalização da Furb, pelo Hospital Regional”. 

Falando sobre alguns versículos bíblicos, o vereador Marcos da Rosa representou o partido Democratas. “Sem dúvida, hoje é um dia especial para todos nós. Ter sido o vereador mais votado é apenas um detalhe, mas aumenta o compromisso”, avaliou. Ele fez agradecimentos e disse que será incansável nos trabalhos legislativos. “Vou trabalhar pelo engrandecimento de nossa cidade e não atuar por interesses partidários para que o cenário político do país seja mudado através de Blumenau”, afirmou. 

Em nome do PMDB, o vereador Beto Tribess comemorou a sua reeleição. “É com muita emoção e reconhecimento que recebi a reeleição. Obrigado aos funcionários do meu gabinete, que na última legislatura foram os que apresentaram mais trabalhos na Câmara. Quero agradecer também a todos que colaboraram na minha campanha, sem tapete”, ironizou. O parlamentar também agradeceu a população de Blumenau pelos 3054 votos recebidos. “Não serei o vereador de 3054 eleitores, mas sim, de mais de 300 mil blumenauenses”, destacou. 

Representando o Partido Progressista (PP), o vereador César João Cim disse que é o mais idoso da Casa. “A terceira idade já tem seu representante”, brincou. Em seu discurso, falou com o coração. Segundo ele, não faltarão oportunidades para falar com a razão. “A fé é a certeza das coisas que a gente não vê e a esperança daquilo que a gente sonha. Hoje, nós, vereadores, realizamos um sonho. A vida é um aprendizado, que é emoção pura. A emoção que estou sentindo hoje é ímpar”. 

Oldemar Becker representou o PPS e agradeceu a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo. “Apenas sou vereador com a ajuda dos meus amigos, que acreditaram em meu trabalho de líder comunitário”, destacou. Ele incentivou a união entre os parlamentares. “Tenho certeza que juntos vamos fazer a cidade crescer”, declarou. 

O vereador Célio Dias (PR) agradeceu os 2605 votos recebidos em Blumenau. “Quero congratular o presidente do PR, Edson Brunsfeld. Ele conseguiu criar um grupo forte para disputar as eleições municipais. Obrigado aos dois candidatos do PSL e aos 25 concorrentes do PR, que juntos somaram mais de 15 mil votos e me permitiram ser eleito”, disse. O parlamentar destacou a presença de Braz Roncaglio e Deusdith de Souza, “dois presidentes que tornaram a Câmara de Vereadores muito mais forte”. 

Conhecido como Robinho, Robinsom Fernando Soares falou em nome do PSD. Conforme ele, os vereadores do partido representam cerca de 20 mil votos da última eleição. “Isto é reflexo de vidas entregues à população. São histórias de vida voltadas às causas sociais. Este dia marca o reconhecimento das pessoas pelo trabalho que realizamos durante todos estes anos. É me espelhando em cada um dos parlamentares do meu partido que quero fazer o meu trabalho nos próximos quatro anos”. 

Em nome do PSDB, o vereador Jens Juergen Mantau saudou a todos. Ele citou ter sido eleito pela sigla há seis anos e comemorou que após todos estes mandatos o partido tenha elegido um prefeito. “Neste mandato gostaria de pedir a cada vereador, independente do partido, um pacto pela cidade. Gostaria que todos valorizassem os votos pelos quais foram eleitos para ouvir e servir”, declarou. Ele ainda falou dos bons exemplos transmitidos pela Câmara Municipal. 


A bancada do PT foi representada pelo vereador Jefferson Forest. “O Partido dos Trabalhadores está na Câmara para representar o povo. É um partido de muita tradição na cidade e quero agradecer aos meus companheiros Vanderlei de Oliveira e Adriano Pereira por terem me indicado para expressar os sentimentos desta bancada no dia de hoje. Em todos os anos que o PT esteve no Executivo nunca foi necessário que a polícia entrasse na prefeitura”, desferiu. O parlamentar agradeceu a presença de sua mãe, filha e mulher. 

*************************************************
Câmara de Vereadores de Blumenau está renovada: 


O índice de renovação da Câmara de Vereadores de Blumenau é superior a 50%. Dos 15 eleitos, oito são estreantes. O campeão de votos foi Marcos da Rosa, que foi assessor do ex-vereador Jovino Cardoso Neto durante seis anos. No seu primeiro pleito conquistou 5588 votos. Siglas que não tiveram representantes na última legislatura, agora têm: PPS, PDT e PR. O Democratas (DEM) perdeu uma cadeira, assim como o Progressista (PP) e atualmente possuem apenas um vereador cada. O mesmo aconteceu com o PSDB. A partir de 2013, a sigla terá dois representantes na casa, metade do que o último pleito. O PSD continuou com a mesma quantidade: quatro; os petistas com três, um a mais; e o PMDB continua com um parlamentar. 

******************************************************

Vereadores eleitos em Blumenau:

Marcos da Rosa (DEM) – 5588 votos 
Presbítero da Igreja Assembléia de Deus há 10 anos, é graduado em Teologia. Foi assessor do ex-vereador Jovino Cardoso Neto (DEM), agora vice-prefeito, durante seis anos. Esta foi a sua primeira eleição disputada, sendo o vereador com mais votos de Blumenau. Natual de Laguna, tem 36 anos. 


Fábio Fiedler (PSD) – 5542 
Segundo vereador mais votado, é formado em administração e participou do seu terceiro pleito. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Administração (DAAd) e, em seguida, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Mais tarde, atuou como professor técnico do Cedup e consultor administrativo. Também já foi delegado do Conselho Regional de Administração (CRA) e assessor para assuntos da juventude do Governo do Estado. Tem 35 anos. 

Mario Hildebrandt (PSD) – 5482 
Formado em Administração e Serviço Social, tem 43 anos. Nas eleições de outubro de 2008 obteve 3.787 votos pela coligação DEM/PSC. Foi Secretário da Assistência Social da Criança e do Adolescente e presidente da Fundação Pró-Família. É casado e nasceu em Mirim Doce. Foi o terceiro vereador eleito com mais votos na cidade. 


Ivan Naatz (PDT) – 5292 
Bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau – FURB em 1994, Pós Graduado em Processo Civil pela mesma instituição em 2001. Freqüentou inúmeros cursos jurídicos no país e no exterior, com destaque para o aperfeiçoamento em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal (2002) e Universidade de Lima – Peru (2005). Tem 45 anos e disputou quatro eleições até agora (2004, 2006, 2008 e 2012), mas foi sua primeira candidatura a vereador. Já foi professor da rede pública municipal e fiscal do Seterb. 

Zeca Bombeiro (PSD) – 4582 
José de Souza trabalha há mais de 25 anos como Bombeiro Militar. Serviu ao Exército por quase dois anos e foi policial militar. Disputou a sua quarta eleição (2000, 2004, 2008 e 2012). Tem 47 anos e foi reeleito. Atuou como vereador durante os últimos quatro anos, pois se elegeu também em 2008. 

Robinho (PSD) – 4514 
Tem 35 anos e disputou sua primeira eleição. Ocupou a função de diretor de iluminação pública da prefeitura nos últimos sete anos. É egresso do movimento estudantil, onde se destacou como presidente do Diretório Central dos Estudantes da Furb e da União Catarinense dos Estudantes. É formado em Engenharia Elétrica. 


Jens Mantau (PSDB) – 3558 
Formou-se no ano de 1990 em Ciências Contábeis pela Furb. Morador do bairro Itoupava Central, tem sua base política na região norte da cidade. Assumiu a vaga de suplente em 1994. Tornou-se vereador titular em exercício nas legislaturas 1997/2000, 2001/2004, 2005/2008 e na atual legislatura, que termina em 2012. Foi presidente e vice-presidente da Câmara. Tem 50 anos. 


Beto Tribess (PMDB) – 3.054 
Bacharel em Administração, trabalhou durante 20 anos como comerciante na região da Fortaleza, em especial, no bairro Tribess. Ocupou o cargo de diretor de transportes no Seterb e presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Em 2008, com 3.680 votos, foi eleito vereador. Na Câmara ocupou o cargo de vice-presidente. Tem 45 anos. 

Vanderlei de Oliveira (PT) – 2812 
Formou-se em Direito na Furb em 1994. Em 1998 foi Coordenador do Procon. Em 1º de outubro de 2000 foi eleito para o período legislativo de 2001 a 2004. Foi reeleito vereador, obtendo 3.558 votos nas eleições de 2004. Em 2008 foi reconduzido ao cargo com 2.757 votos. Tem 51 anos e parte para sua quarta legislatura consecutiva. 

Cesar Cim (PP) – 2736 
Tem 62 anos e já disputou cinco eleições (1998, 2002, 2006, 2010 e 2012), porém, a primeira para vereador foi agora. Promotor de Justiça aposentado, é professor universitário e ex-diretor do Procon. Foi, também, secretário de Estado de Desenvolvimento Social. É advogado e atualmente reside no bairro Água Verde. 


Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) – 2621 
É vereador pelo sexto mandato consecutivo, logo, o parlamentar com mais tempo de Câmara Municipal. Médico Gineologista e professor do Curso de Medicina da Furb. Tem 55 anos e já foi secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional de Blumenau, presidente da Câmara, diretor clínico e técnico do Hospital Santo Antônio. 


Célio Dias (PR) – 2606 
Tem 44 anos e disputou cinco eleições. Foi vereador de 2000 a 2004, quando ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Também foi chefe de gabinete do ex-vice-prefeito Inácio Mafra, na gestão Décio Lima, diretor de Articulação Política, presidente da Companhia Urbanizadora de Blumenau (Urb) e diretor administrativo da Secretaria de Governo e Articulação Política da gestão João Paulo Klienübing. 

Jefferson Forest (PT) – 2581 
Foi presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE) e membro da Executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE). Atuou também como assessor de juventude, na assessoria dos mandatos dos Deputados Estaduais Ana Paula e Jailson, e do Deputado Federal Décio Lima. Cursa Direito na Furb e é vice presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. Disputou as eleições de 2008 e 2012. Tem 33 anos. 

Adriano Pereira (PT) – 2384 
Disputou as eleições de 2000, 2004 e 2008 e 2012. É sócio-fundador da Associação de Amigos da Banda Municipal de Blumenau e faz parte da diretoria do Sindicato dos Músicos de Blumenau, pois profissionalmente também exerce esta profissão. Coordenou grupo de jovens, foi delegado do Orçamento Participativo, membro do Nudec – Núcleo de Defesa Civil, foi apresentador de rádio, agente cultural da Fundação Cultural de Blumenau, secretário parlamentar de Ana Paula Lima e atua também junto a grupos de 3ª Idade. Tem 34 anos. 


Oldemar Luiz Becker (PPS) – 1990 
Tem 52 anos e disputou sua primeira eleição. Nunca ocupou um cargo público. É comerciante do ramo de material de construções e costuma investir no lazer para crianças carentes da região oeste do município, principalmente através do esporte. Também é conhecido por realizar Páscoa e Natal para crianças carentes e seus familiares.

Nenhum comentário: