quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Proteção na Figueira: Durante a cerimônia com os secretários de Napoleão Bernardes, uma proteção foi instalada sobre o toco da figueira e um quadro foi colocado no local com o texto "A Súplica da Árvore".

Proteção na Figueira: 
Durante a cerimônia com os secretários de Napoleão Bernardes, uma proteção foi instalada sobre o toco da figueira e um quadro foi colocado no local com o texto "A Súplica da Árvore".

Foto de Jaime Batista da Silva

VEJA O TEXTO: A SÚPLICA DA ÁRVORE.

A SÚPLICA DA ÁRVORE
Tu que passas e levantas contra mim o teu braço, antes de
fazer-me algum mal, olha-me bem.
Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno;
Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol de dezembro;
Eu que produzo todo o oxigênio que respiras e que te mantém vivo;
Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede;
É do alto dos meus ramos que as aves cantam todos os dias ao amanhecer para ti;
Eu sou a viga que suporta o teto da tua casa e a cama que
descansas;
Sou o cabo das tuas ferramentas e a porta da tua casa;
Quando nasces, tenho a madeira para o teu berço e quando morres, em forma de ataúde ainda te acompanho ao seio da terra;
Sou o ramo da beleza e a flor da bondade. 
Se me amas como mereço, defenda-me contra os insensatos.
OBRIGADO PELO RESPEITO.

Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

3 comentários:

Anônimo disse...

Não querendo ser chato, mas este tipo de figueira não produz frutos. Pelo menos para consumo humano. Desta forma o poema perde um pouco de seu sentido.

Marcelo disse...

Sem querer te chamar de ignorante, mas este é um poema conehecido e se refere ao gesto de cuidar as arvores em geral! ja ta na hora de Blumenau acordar e começar a arborizar a cidade, pois a falta de arvores urbanas nas calçadas é tanta que faz a cidade perder grande parte da sua beleza!

Marcelo disse...

Falando nisso jaime Batista, você que tem um blog super legal e super visitado, poderia incluir postagens que fizessem referência ao assunto da falta de arvores em blumenau.Achoq ue seria bem legal e concientizaria muita gente... Blumenau é chamada de cidade jardim e na verdade nesse aspecto é uma decepção!