terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ALERTABLU: Blumenau conta com a emissão diária de boletins com a previsão do tempo para as próximas 24 horas. O boletim ainda não está disponível na internet, pois falta os ajustes no novo site da prefeitura.

ALERTABLU: Blumenau conta com a emissão diária de boletins com a previsão do tempo para as próximas 24 horas. O boletim ainda não está disponível na internet, pois falta os ajustes no novo site da prefeitura.
Foto de Jaime Batista da Silva

A administração pública, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), iniciou esta semana a emissão dos boletins de previsão do tempo para as próximas 24h, divididos em quatro períodos: manhã, tarde, noite e madrugada. O arquivo em PDF é enviado diariamente no início da manhã por e-mail aos setores públicos da Prefeitura com informações detalhadas sobre o tempo, precipitação de chuvas e as condições do céu e do vento. Ainda nos boletins, a Sedeci se preocupou em enviar a previsão das condições meteorológicas para os próximos cinco dias. O levantamento é feito por uma equipe composta por meteorologistas e técnicos em meteorologia da própria Sedeci.

Segundo a meteorologista responsável, Francine Gomes Sacco, assim que os ajustes finais de elaboração do novo site da Prefeitura, incluindo do Alertablu, forem concluídos, os boletins ficarão disponíveis na internet. Além desse avanço na cidade, a Sedeci também iniciou a emissão de boletins de previsão do tempo equivalente a um período de 15 dias. Os dados são recolhidos por imagens de satélites e de radar. Esse trabalho também integra a coleta de dados da rede da aeronáutica, Epagri e cinco modelos de previsão numérica de tempo, sendo um deles desenvolvido especialmente para o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alerta Blu).
A coleta de dados, análise e elaboração dos boletins de previsão do tempo integra uma das etapas do projeto global do Alertablu, que está sendo implantado no município com o objetivo de prever, monitorar e alertar a comunidade sobre condições meteorológicas que possam causar transtornos e prejuízos ao município. Francine explica que com esta novidade o município poderá desenvolver um trabalho melhor diante de situações de risco. Isso porque, através de um modelo numérico de previsão do tempo específico para Blumenau, será possível acompanhar a condição do tempo por regiões da cidade e, assim, em casos de catástrofes, como deslizamentos, a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão poderá atuar de forma mais rápida e eficaz, trabalhando direto no foco da ocorrência. “Mais do que monitorar a situação, nós poderemos prever com antecedência as ocorrências e entrar em alerta por regiões”, afirma a meteorologista.

Estações pluviométricas
Entre os trabalhos de implantação do Alerta Blu em Blumenau, estão as 17 estações pluviométricas instaladas em diversas regiões da cidade. Até o momento, 14 delas já estão implantadas e, em situações de teste, já estão enviando as informações via rádio para uma central temporária. O sistema Alertablu será uma rede de comunicação integrada no município, funcionando em tempo real, através de uma central permanente instalada na Prefeitura com profissionais qualificados para a prevenção e manutenção em casos de desastres.

Assessores de Comunicação: Talita Catie e Joni César

Nenhum comentário: