terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Polêmica do IPTU em Blumenau: Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira, quer que prefeito e secretário expliquem aumento do IPTU de Blumenau.

Polêmica do IPTU em Blumenau: Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira, quer que prefeito e secretário expliquem aumento do IPTU de Blumenau.
Foto de Jaime Batista da Silva

Presidente Vanderlei quer que prefeito e secretário expliquem aumento do IPTU de Blumenau.

O presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), apresentou nesta terça-feira (21) requerimento convocando o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o secretário de Fazenda, Alexandro Eduardo Fernandes, para explicarem o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2014.

A proposta de Vanderlei é realizar uma reunião pública extraordinária, “urgente”, em dia e horário a serem definidos com a Mesa Diretora. “O objetivo dar ao prefeito e ao secretário a oportunidade de explicarem, pública e oficialmente, as últimas mudanças nos valores do IPTU, com provável alteração no sistema de cálculo que ocasionaram justa insatisfação dos contribuintes”, reforçou Vanderlei.

Segundo o presidente, muitos contribuintes tiveram aumento do imposto acima dos índices oficiais de correção, por isso, há dúvidas pendentes sobre a regularidade dos reajustes, que exigem explicações pormenorizadas. “Em virtude da urgência da situação, este deve ser o assunto prioritário a ser tratado pela Câmara de Vereadores neste momento”, declarou Vanderlei.

No requerimento, o presidente solicita ao prefeito que reoriente quem fala sobre o assunto em nome do município, para evitar informações incorretamente aos contribuintes. “Até porque, foi divulgado que a responsabilidade pelo reajuste é da Câmara de Vereadores”, justificou Vanderlei.

Fonte: Assessoria de Imprensa

5 comentários:

Anônimo disse...

A população merece sim uma explicação... e se esta for o recadastramento, como foi colocado na RBS TV, que seja feito uma rigorosa avaliação da legalidade e da forma a ser cobrado da população. Pessoas que vivem por exemplo, de aposentadoria não tem como suportar um aumento de 100% de uma hora para outra.

Anônimo disse...

Preciso de uma explicação sobre a cobrança da estrutura de alvenaria para concreto cobrança de 88% em relação a 2013. Queria também saber o que a prefeitura tem de prejuízo
se a casa tem colunas de concreto, madeira ou alvenaria.Toda construção tem de ter colunas ,vigas , concreto (sem falar na laje)estamos no seculo XXl nao 18 .

Anônimo disse...

Esse papo de recadastramento não cola. A sala da minha empresa é absolutamente a mesma que há 4 anos quando o fiscal da prefeitura esteve lá fazendo o cadastramento. E foi cadastrado na alíquota máxima.

Agora, o IPTU desse ano, está com mais de 60% de aumento. E a entrega dos carnês dos imóveis "recadastrados" está sendo postergada para pegar a turma no pulo do gato.

Gestão do Napoleão é uma decepção. Era minha última esperança de político sério. Não voto em mais ninguém. Salve o voto nulo!!

Anônimo disse...

Se o aumento deles é de R$ 120,00 (que paguei em 2013) para R$ 700,00 (que querem cobrar em 2014), quero saber qual calculo que fizeram nisso, pois minha casa continua a mesma a mais de 8 anos.
Por favor, querem mais dinheiro para fazerem nada para nós.

Fico completamente indignada com isso.

Anônimo disse...

Tenho apenas um imóvel , e sempre paguei meu IPTU em dia,
Mas agora fui surpreendido, com o aumento do IPTU, 83,37% de reajuste,
Enquanto a inflação do período 5,58% , isto é um roubo ao contribuinte.
A prefeitura mudou a base de calculo, para seu próprio benefício, alegando
Atualização cadastral, e esta cobrando o imposto duas vezes, uma pela construção
Em alvenaria e a outra pela estrutura que sustenta o imóvel ( concreto ).
Hoje em dia toda construção em alvenaria tem estruturas, reforços em cimento e concreto
para dar estabilidade do imóvel. O cidadão procura fazer uma casa estável para que a mesma não
caia em cima de sua cabeça ou venha a desmoronar no visinho, e depois é contemplado com
mais um imposto, justamente sobre a estrutura que impede a casa de desmoronar.
Isto é uma vergonha, um assalto ao bolso do contribuinte cidadão, são ( 7000 mil )
Imóveis ou 7000 famílias mais ou menos 30.000 pessoas, afetadas com o aumento do IPTU
desta forma, espero que o prefeito ou algum vereador venha a intervir
A favor do povo , cidadão de bem, garanto que será lembrado nas urnas.