quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Defesa Civil de SC emite alerta para forte onda de calor e o alto índice dos raios ultravioletas do sol. No Vale do Itajaí (Blumenau) a sensação de calor deve chegar à 50ºC. Veja algumas recomendações: Veja as fotos do Sol nesta manhã quente em Blumenau:

Defesa Civil de SC emite alerta para forte onda de calor e o alto índice dos raios ultravioletas do sol. No Vale do Itajaí (Blumenau) a sensação de calor deve chegar à 50ºC. 
Veja algumas recomendações:
Foto de Jaime Batista da Silva (Foto dia 29/01/2014)


Aviso para onda de calor intenso e UV extremo: 
Uma nova massa de ar quente e desta vez mais duradoura vai influenciar SC no fim de janeiro e primeira semana de fevereiro. Os dias serão de sol entre algumas nuvens com chance de chuva rápida de verão entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados. As temperaturas passam rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproximam dos 40°C à tarde, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões que a sensação de calor pode alcançar 50ºC. Neste período o índice ultravioleta segue extremo, sendo de fundamental importância os cuidados com a pele. Fonte: Epagri/Ciram. 
*
 Veja as fotos do Sol nesta manhã quente em Blumenau:
Foto de Jaime Batista da Silva

Recomendações da Defesa Civil
Onda de calor intenso:
*
Faça
Use ar condicionado ou permaneça em locais com ar condicionado tais como shoppings e bibliotecas
Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor
Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde
Tome banho frio
Minimize exposições diretas ao sol
Hidrate, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos
Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas
Vista roupas folgadas e de cores mais claras
Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor 

*
Foto de Jaime Batista da Silva 

Não faça
Direcionar ventiladores portáteis para si quando as temperaturas no ambiente estiverem mais altas do que 32 graus
Deixar crianças e animais sozinhas nos carros durante qualquer período de tempo
Beber álcool para manter fresco
Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão
Vestir roupas pesadas e escuras 
*

Foto de Jaime Batista da Silva 

Indices UV Extremos
Para Índices UV maiores que 11 significa risco extremamente prejudicial à exposição desprotegida ao sol. Tome precauções porque a pele e olhos desprotegidos podem queimar em minutos. 
*
Procure evitar exposição ao sol entre às 10 a.m. (manhã) e 4h p.m (tarde).
Se permanecer ao ar livre, procure sombras e use roupas protetoras adequadas, bonés e chapéus e óculos de sol com bloquador UV.
Aplique generosamente filtros solares com espectro amplo SPF 30+ a cada duas horas, mesmo em dias nublados e após nadar ou suar
Cuidado com superfícies brilhosas, tais como areia e água que podem refletir os raios UV e aumentar a exposição

Foto de Jaime Batista da Silva

Previsão Voltada para Defesa Civil: 
Fonte: Epagri/Ciram


PREVISÃO DO TEMPO:

Quinta-feira (30/01): Predomínio de sol e muito calor em SC. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura em rápida elevação. Aviso: calor intenso e índices UV extremo.Observação: descarga elétrica isolada. Sistema Meteorológico: massa de ar quente e formação de núcleos de instabilidade à tarde devido ao forte calor.


Entre sexta-feira (31) e o domingo (02), sol entre algumas nuvens e muito calor em SC. Chuva, se ocorrer, somente em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite, típicas de verão. Aviso: calor intenso e índices UV extremo. Atenção: descarga elétrica (raios) e risco de temporal isolado.


Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva


Foto de Jaime Batista da Silva

Nenhum comentário: