domingo, 24 de janeiro de 2010

Volume de transplantes do Hospital Santa Isabel de Blumenau cresceu 14% em 2009.

HOSPITAL SANTA ISABEL BLUMENAU
Volume de transplantes do Santa Isabel cresceu 14% em 2009.

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva


A cada ano que passa, o Serviço de Medicina dos Transplantes do Hospital Santa Isabel vem comemorando marcas mais surpreendentes. De 2008 para 2009 o volume total de implantes de órgãos cresceu 12,7%, passando de 133 para 150 transplantes no ano. Os números eram elevados, mas a equipe de transplantes do hospital continuou trabalhando firme para ajudar ainda mais.

Com apoio da comunidade catarinense, da imprensa, do Grupo Hércules, da Associação Renal Vida e da Central de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), muito se divulgou o trabalho realizado em Blumenau, demonstrando para a população que as doações dão resultado.
Foi esta união que tornou possível chegar a mais uma marca histórica. De acordo com o balanço final de 2009, o hospital transplantou um total de 171 órgãos neste período, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Foram 97 transplantes hepáticos, 68 renais, e 6 de pâncreas, oferecendo uma nova vida a mais de cem pessoas. Enquanto os transplantes de fígado se consolidaram em primeiro lugar em números absolutos, proporcionalmente, o maior crescimento foi nos transplantes pancreáticos, com 50% de acréscimo em relação ao ano anterior. Os transplantes de rins também tiveram uma grande evolução, com 26% de crescimento no período. Para o urologista e coordenador do Serviço de Medicina dos Transplantes do hospital, Dr. José Carlos Arenhart, o crescimento no índice de doações por milhão de habitantes é um fator significativo nesse processo..
A SC Transplantes também está comemorando o resultado de 2009. Se o Estado já era líder nacional e figurava entre os locais com maior número de doadores de órgãos por milhão de habitantes no mundo, o ano que passou foi um ano de sucesso absoluto. O índice subiu de 16,7 para 20,1 doadores por milhão de habitantes, superando todos os recordes nacionais. Isto demonstra que o modelo adotado no Estado de Santa Catarina tem dado certo, conscientizando a população e treinando os profissionais de forma intensiva.
A formação dos profissionais das equipes multidisciplinares que atuam com transplantes também é uma preocupação grande do Hospital Santa Isabel, que em meados de 2008 criou uma Especialização em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sendo o primeiro curso da área em toda a Região Sul do país.

Fonte: Hospital Santa Isabel Blumenau.

Nenhum comentário: