segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia 23 de maio quinta-feira tem a Formatura alusiva ao Dia da Infantaria no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau às 18h.


Dia 23 de maio quinta-feira tem a Formatura alusiva ao Dia da Infantaria no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau às 18h.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva      

O Tenente-Coronel MAURO FIALHO DE LIMA E SOUZA – Comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, anuncia a formatura alusiva ao “Dia da Infantaria”: 

Dia 23 de maio de 2013 
Horário: 18h 
Local: Pátio de Formaturas 23° BI 
Traje: 
Militares – 4ª A1 (instrução) 
Civis – esporte fino 

O Patrono da Infantaria 
Antônio de Sampaio nasceu em Tamboril, no sertão do Ceará. Aos vinte anos de idade deixou para trás seu povoado e ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro. Galgou, de Soldado a General, todas as Graduações e Postos por merecimento, tendo participado da maioria das campanhas de manutenção da integridade do território brasileiro.
Enfrentou insurreições como a Cabanagem, a Balaiada e a Praieira, mas foi na campanha contra Aguirre, que Sampaio recebeu as insígnias de Brigadeiro, destacando-se pela invencibilidade das suas tropas e pela bravura. Sua presença em meio à tropa infundia confiança a seus subordinados. . Durante a “Batalha de Tuiuti”, no dia 24 de maio – data de seu aniversário - recebeu três ferimentos e veio a falecer no dia 6 de julho de 1866, quando era transportado para a Argentina.
Uma morte somente física, pois seu espírito perpetua-se e inspira as novas gerações de INFANTES do Exército Brasileiro, já que, em reconhecimento aos seus feitos, foi erigido a Patrono da Infantaria.

Nenhum comentário: