Diocese de Rio do Sul informa o falecimento de seu Bispo Emérito Dom Tito Buss.
Natural de São Ludgero (SC) ele tinha 87 anos e morreu ontem dia 30/04 vítima de falência múltipla de órgãos.
Foto divulgação Diocese de Rio do Sul
A Diocese de Rio do Sul comunicou o falecimento, aos 87 anos de idade, de seu bispo emérito dom Tito Buss, ocorrido ontem, dia 30 de abril, às 22h no Hospital Regional de Rio do Sul, vítima de falência múltipla de órgãos.
Seu corpo está sendo velado na Catedral Diocesana, e a missa de corpo presente e o sepultamento serão hoje, 01 de maio, as 17h, no mesmo local.
Biografia
Dom Tito Buss nasceu em São Ludgero (SC) em 1º de setembro de 1925. Frequentou a escola primária em sua terra natal e o Seminário Menor em Azambuja – Brusque. O curso filosófico no Seminário Maior de Mariana (MG), de 1945 a 1947. Os estudos teológicos fez em São Leopoldo (RS), de 1948 a 1951.
Foi ordenado presbítero por Dom Pio de Freitas, bispo de Joinville, a 08 de dezembro de 1951. Atuou na formação dos novos presbíteros até 1968, quando foi nomeado Pároco da Catedral São Francisco Xavier, em Joinville e Orientador Vocacional e Professor de dogma no Instituto Teológico de Curitiba. Na capital paranaense, foi pároco da Paróquia Santo Agostinho, que ele mesmo iniciou.
Eleito bispo da Diocese de Rio do Sul em 12 de março de 1969, foi ordenado no dia 03 de agosto de 1969, assumiu no mesmo dia como 1º bispo diocesano. Seu lema episcopal foi “Prega a sã doutrina” (Tt 2,1). Por oito anos foi representante do episcopado catarinense junto ao Conselho Permanente da CNBB.
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/11891-morre-dom-tito-buss-primeiro-bispo-de-rio-do-sul-sc
Nenhum comentário:
Postar um comentário