Veja a Nota Oficial sobre as mudanças nos Desfiles da Oktoberfest de Blumenau.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
Desfiles da Oktoberfest passam por mudanças visando conforto do público.
Depois de uma reunião com representantes dos grupos que participam dos desfiles da Oktoberfest, na terça-feira, dia 9, a comissão organizadora deste atrativo comunicou que, a partir da edição desde ano, os desfiles serão mais curtos. Isso será possível uma vez que eles passarão a se apresentar conforme um rodízio definido por cronograma estabelecido previamente. O objetivo é otimizar o tempo da atração, melhorando ainda mais a sua qualidade, dentro de critérios técnicos baseados nas normas do desfile, já existentes. Para isso, a organização privilegiará os grupos centenários e de tradição germânica em vez de grupos de amigos ou composições comerciais.
De acordo com o Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, o objetivo principal da medida é reduzir o tempo de desfile para proporcionar ao público um espetáculo que não reduza a comodidade de quem o prestigia. Em anos anteriores, o tempo do desfile chegou a ultrapassar 2h de duração. Agora a ideia é que não ultrapassem 1h30. "Além disso, é importante dizer que ninguém vai ficar de fora com essa redução, o que diminui é apenas o número de vezes que os grupos participam dos desfiles", finalizou.
Critérios técnicos
Segundo Stodieck, num primeiro momento a decisão servirá como teste. "O objetivo dos desfiles, segundo as normas técnicas, é divulgar as tradições germânicas de Blumenau. Por isso, criamos uma classificação e critérios de participação para os grupos, que vão auxiliar na composição e na montagem do desfile, garantindo a identidade dele", afirmou o Secretário. O número de participação dos grupos será definido a partir de sua classificação (grupos folclóricos, clubes, entidades, instituição, bandas, fanfarras e grupos sociais autônomos).
As adequações propostas não prejudicarão qualquer grupo participante do desfile. Tão somente oferecerão tratamento diferenciado a entidades e associações centenárias, que cultuam as tradições, em relação a grupos de amigos que se formaram ou formam apenas para participar dos desfiles da Oktoberfest. Não só estamos obedecendo as normas técnicas do desfile, já existentes quando assumimos, bem como efetuando as adequações necessárias para aumentar a qualidade deste atrativo. Stodieck ainda informou que o encontro de terça-feira foi apenas o primeiro de muitos outros que a comissão organizadora ainda vai promover. "O grupo ainda vai se reunir para que, juntos, possamos amadurecer a ideia", finalizou.
Fonte: Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo e Presidente PVG
4 comentários:
Até que enfim alguém que pensa na tecnicidade do evento.
Em países outros as ruas pertencem única e exclusivamente à polícia e ao corpo de bombeiros. As calçadas pertencem ao pedestre.
Só aqui nesta zorra que as calçadas são partilhadas e se interrompe a fluência das ruas com eventos de longa duração e sem nenhum critério de segurança.
Novamente meus parabéns aos novos organizadores.
Longa vida à nova massa pensante !
Uma outra coisa:
Os tais brinquedos do chamado planetapéia tem algum acompanhamento técnico na sua construção?
Quase todos eles tem um centro de gravidade muito alto e tem movimentos pendulares.
Eles tem autorização para circular?
São protótipos ou se encaixam em qual categoria? Estão sujeitos às multas já que circulam pelas ruas e são motorizados? Eles tem placas? Alguém já questionou isso?
Não gostaria de ver um brinquedo desses indo em direção ao público ou como já aconteceu com um deles nas proximidades da vila germânica onde um com objeto pendular tombou ao fazer a esquina.
Olha, tem tanta irregularidade que acontece durante a realização da Oktoberfest que enumerá-las seriamente praticamente impossível.
Por último, aquela baderna que acontece em frente ao Tunga vai continuar?
Nada contra a festividade, mas um apelo ao bom senso e à segurança.
Pensem nisso novos organizadores e um grande e sonoro Adeus ao antigos e amadores organizadores.
Pra quem não sabe, o lúpulo, matéria prima da cerveja é uma cannabaceae, da mesma família da maconha.
Por isso que vicia.
O grupo "Einige Autonome Blumenkinder" pretende nos visitar antes de Outubro.
Postar um comentário