quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Defesa Civil de Blumenau disponibiliza informações sobre condições do tempo para a comunidade via internet.

Defesa Civil de Blumenau disponibiliza informações sobre condições do tempo para a comunidade via internet. Site: www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil
Vc poderá saber o nível do Rio Itajaí-Açú, ver imagens de satélite, Imagens das Barragens e a Previsão do Tempo e a possibilidade de raios.Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Com o objetivo de compartilhar com a comunidade informações utilizadas pela Defesa Civil para prever as condições do tempo e possíveis eventos climáticos na região, a Prefeitura de Blumenau acaba de disponibilizar em seu site a página www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil com novos dados e links para consulta e prevenção.
No novo espaço, é possível conferir as sugestões de prevenção da Defesa Civil bem como ter acesso a dados de órgãos oficiais que monitoram o tempo e o nível das barragens em tempo real no Vale do Itajaí. Também há links para imagens de satélite que indicam o deslocamento de massas de chuva e a ocorrência de raios em todo o território nacional.
“Atualmente é fundamental que o cidadão se mantenha informado e atualizado em relação à previsão do tempo. Isso pode ser feito pelos veículos de imprensa, mas nosso interesse é fornecer mais uma ferramenta para compartilhar as informações que a Defesa Civil usa”, explica o Major Aldo Neto, secretário municipal de Defesa Civil.
Embora não seja capaz de evitar tempestades, enxurradas e escorregamentos, a consulta periódica das condições do tempo pode facilitar a tomada de decisões para a minimização de danos e prejuízos materiais ou humanos.
*

Entenda as informações fornecidas por cada link:
a) Alerta de Enchente - Nível do Rio Itajaí-Açú
Mantido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, o site contém um sistema de alerta de cheias de toda a região do Vale do Itajaí. É formado por um mapa interativo com bandeiras que sinalizam cidades dentro e fora da área de risco de enchentes.
Bandeira verde = normal
Bandeira amarela = atenção
Bandeira laranja = Alerta
Bandeira vermelha = Emergência
Fonte: http://www.comiteitajai.org.br/
*
b) Barragens (Tempo Real)
Fornece imagens e informações em tempo real da situação de três barragens da região do Alto Vale do Itajaí (Taió, Ituporanga e José Boiteux). Fornece a situação das comportas e dos reservatórios de cada local. Os dados são fornecidos a cada 30 minutos pelo Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), que instalou câmeras de vídeo e sensores telemétricos do nível de preenchimento dos reservatórios em todas as barragens da região.
Fonte: http://www.deinfra.sc.gov.br/
*
c) Imagens de Satélite
Mostra imagens de satélite em tempo real com o deslocamento das massas de chuvas. É de responsabilidade da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Ambientais, ligado ao Ministério da Ciência de da Tecnologia.
Fonte: http://www.cptec.inpe.br/
*
d) Previsão do Tempo
Contém mapa e gravação de áudio com previsão do tempo diária para todas as regiões do Estado de Santa Catarina. Informações como direção e velocidade do vento e possibilidade de fenômenos como temporais, descargas elétricas ou granizo também são disponibilizadas. Os dados são da Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do Governo do Estado.
Fonte: http://www.epagri.sc.gov.br/
*
e) Raios
Fornece mapa de ocorrência de raios em todo o território nacional em tempo real. O dado ajuda a determinar se haverá tempestades em Santa Catarina, já que quanto maior o número de descargas elétricas sobre o Estado, maior é a chance de formação de vendavais na região. Os dados são da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas.
Fonte: http://www.rindat.com.br/
*
Fonte: Major Aldo Baptista Neto, secretário municipal de Defesa Civil (3326-1441/9149-2871).

Nenhum comentário: