quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeitura de Blumenau convida para audiência pública para apresentar os novos terminais de ônibus. Hoje dia 27/06 às 19h na Escola Emílio Baumgarten na Itoupava Central.

Prefeitura de Blumenau convida para audiência pública para apresentar os novos terminais de ônibus. Hoje dia 27/06 às 19h na Escola Emílio Baumgarten na Itoupava Central a apresentação do Terminal Urbano Norte - Itoupavas.

Foto de Jaime Batista da Silva

Audiências públicas apresentam novos terminais de ônibus.
A Prefeitura convoca toda a comunidade para conhecer e discutir os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) dos novos terminais de ônibus previstos para a cidade. Nesta terça-feira, dia 26, foi realizada a audiência referente ao EIV do novo Terminal Urbano Oeste, que será instalado no bairro Água Verde. A reunião foi às 19h no Esporte Clube Água Verde (rua General Osório, nº 3300, Água Verde).
Já a audiência sobre o novo Terminal Urbano Norte (Terminal das Itoupavas), que será implantado no bairro Itoupava Central, ocorrerá nesta quarta-feira, dia 27, das 19h às 22h, na Escola Estadual Emílio Baumgarten (rua Dr. Pedro Zimmermann, 9611, Itoupava Central).
As audiências têm como objetivo a obtenção de dados, subsídios, informações, sugestões, críticas ou propostas sobre o EIVs a fim de democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular no processo de tomada de decisão.
As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Sustentável do município, por meio do qual Blumenau obteve a aprovação de um financiamento, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de US$ 118 milhões para obras de Mobilidade Urbana. Fazem parte do pacote o prolongamento da rua Humberto de Campos, a nova ponte do Centro e a passarela da Prainha.
Os projetos arquitetônicos dos novos terminais foram desenvolvidos em 2011 e 2012 pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) e seguem agora para a etapa de avaliação de impacto e definição das medidas compensatórias para neutralizá-los ou diminuí-los. Com o EIV aprovado tanto na audiência quanto no Conselho Municipal de Planejamento Urbano – a próxima etapa no dia 14 de julho - os projetos passam por detalhamento e finalização para ficarem aptos a licitação, após assinatura de contrato com o BID. O valor previsto para a execução das obras é de R$ 3,5 milhões.

Novo conceito - Integração de modais
Diferentemente dos demais terminais existentes no município, as novas estruturas trazem o conceito de integração de modais. Contam não só com estacionamento para os ônibus, mas também para veículos particulares e bicicletas que poderão fazer a integração direta com o transporte coletivo. Nos terminais haverá também sala de bilheteria, lanchonetes, um espaço público, além de banheiros exclusivos para trabalhadores do sistema e para o público em geral.

As informações sobre o tema, estão disponíveis no site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br) no link “Audiências e Consultas Públicas”. 
Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral

Um comentário:

Anônimo disse...

seu jaime esse terminal vai sair ainda ou nao vai ou foi postergado