sábado, 16 de junho de 2012

Situação de Alerta em SC por causa da GRIPE A: Blumenau vira manchete no Jornal Nacional da Rede Globo. Veja o vídeo da reportagem:


Situação de Alerta em SC por causa da GRIPE A: Blumenau vira manchete no Jornal Nacional da Rede Globo. Veja o vídeo da reportagem neste link: 



Número de mortes pelo vírus da Gripe A quase dobrou, no Brasil, em 2012. Em Santa Catarina, até agora, já são 268 casos confirmados e 22 mortes.

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto da Central de Atendimento da Gripe em Blumenau no Parque Vila Germânica)

O número de mortes pelo vírus da gripe A quase dobrou, no Brasil, esse ano. E a situação é de alerta em Santa Catarina.

Em Blumenau, os pavilhões da Oktoberfest foram transformados em um centro de
triagem de pessoas com sintomas da gripe. A procura pela vacina causa filas nas clínicas particulares. A prefeitura de Blumenau e de outros 13 municípios do Vale do Itajaí, região que concentra mais da metade dos casos da doença em Santa Catarina, pediram 500 mil doses da vacina. OMinistério da Saúde negou o pedido.

Em todo o país, são 449 casos confirmados de gripe A este ano e 51 mortes, segundo o Ministério da Saúde. É quase o dobro das mortes registradas em todo o ano de 2011: 27. Em Santa Catarina, de acordo com a Vigilância epidemiológica, até agora, já são 268 casos confirmados e 22 mortes.

Não há um estudo epidemiológico que explique por que Santa Catarina e, em especial, o Vale do Itajaí, teve um aumento tão grande dos casos de gripe A. Em todo o ano passado, nenhuma morte foi registrada no estado. Por isso, a situação é de alerta.

O Ministério da Saúde enviou especialistas ao estado. Em um encontro na tarde desta sexta-feira (15), em Blumenau, foi definida a estratégia para conter o avanço da gripe A. A vacinação em massa foi descartada.

“Casos isolados em algumas cidades podem ocorrer, por isso, é importante os profissionais de saúde estarem alertas e aplicarem o protocolo do Ministério: aplicar o oseltamivir imediatamente após a suspeita. Não esperar exame de laboratório, agravamento, nada”, orienta Jarbas Barbosa, secretário de vigilância do Ministério da Saúde.


Foto de Jaime Batista da Silva (Foto da Central de Atendimento da Gripe em Blumenau no Parque Vila Germânica)

3 comentários:

Anônimo disse...

vergonha..só temos valor na epoca das eleições,dai somos lembrados,fora disso q morram todos...aposto q eles e seus familiares estão todos vacinados,protegidos contra a GRIPE A
é revoltante,da nojo de ser Brasileira
INDIGNADA

Anônimo disse...

Blumenau só aparece em rede nacional para mostrar cachaceiros ou quando dá merda.

Anônimo disse...

O Ministério da Saúde indica a vacina VãoSiFu para o povo do Vale.