sábado, 1 de junho de 2013

Cartão Postal de aniversário: Torre da Catedral São Paulo Apóstolo no centro de Blumenau completa hoje dia 1 º de junho 50 anos. Veja algumas fotos:

Cartão Postal de aniversário: Torre da Catedral São Paulo Apóstolo no centro de Blumenau completa hoje dia 1 º de junho 50 anos. Veja algumas fotos:

 Foto de Jaime Batista da Silva

No dia 24 de maio de 1953, foi celebrado o lançamento da pedra fundamental da nova Matriz (atual Catedral). O arquiteto Gottfried Boehm fez o projeto. Três anos depois, foi dada a licença para a bênção de parte da nova construção e demolição da antiga igreja. No dia 25 de janeiro de 1958, realizou-se a cerimônia da consagração da nova e suntuosa Igreja Matriz. Nessa ocasião, o bispo Dom Gregório Warmeling celebrou sua primeira missa pontifical. Pe. Frei Brás Reuter, verdadeira alma da grande construção, dirigiu inesquecível mensagem. No dia 01 de junho de 1963, foi inaugurada torre e foram concluídas as obras. 

No dia 19 de abril do ano jubilar 2000, com a criação da Diocese de Blumenau, a Matriz São Paulo Apóstolo foi elevada a Catedral.

  Foto de Jaime Batista da Silva

Torre possui 45 metros de altura com seus três sinos.

Sinos
Pesam, em ordem decrescente: o maior (Jesus Cristo), 510 Kg, o médio (Maria), 350 Kg; o menor (José) 200 Kg. Adquiridos em Bochum (Alemanha), chegaram em marco de 1928 e estavam na torre da primeira Matriz. Como a antiga igreja era pequena, sua torre não suportaria o peso dos novos sinos, os mesmos foram então colocados numa armação de madeira no pátio da igreja, até que uma nova torre fosse construída. Os novos sinos foram abençoados pelo arcebispo de Florianópolis e tiveram como ‘padrinhos’: Dr. Amadeu Filipe da Luz e esposa; Curt Hering e esposa; Dr. Luis de Freitas Melro e esposa; João José de Souza Medeiros e esposa; Dr. Ottomar Mayer Degen e esposa; D. Maria Cândida Hoeschl; Abelardo Bezerra e esposa.

Relógio
Adquirido em 1930 e importado da Alemanha.

  Foto de Jaime Batista da Silva

 Foto de Jaime Batista da Silva

Um comentário:

Henrique Sebastião disse...

Oh, cidade maravilhosa! Me dá vontade de abraçar a cidade inteira, não só poque nasci aí, mas pela sua magia, beleza, exemplo de civilidade...

O desafio atual é preservá-la, maravilhosa como é, pois as migrações em massa assustam. Que pessoas vindas de outros Estados não façam com Blumenau o que fizeram com São Paulo: uma cidade caótica, descaracterizada, sem personalidade, sem cultura própria, uma mixórdia desumana e feia. Sei do que estou falando, porque nasci em Blumenau e vivo hoje em São Paulo, – que tem, sim, suas qualidades, mas eu suspiro de saudades por minha terra natal, para onde ainda voltarei, se meu Bom Deus quiser.

Uma observação: apesar da inegável beleza da Catedral São Paulo Apóstolo, com sua torre inconfundível, que é cartão postal da cidade, vi algumas fotos antigas da primeira catedral (à época matriz) e vi que também era belíssima, em estilo gótico. Me agradam mais as igrejas construídas em estilo tradicional do que as "modernosas"...

Abraço para ti, prezado Jaime, e meus parabéns por este trabalho!