Nesta terça-feira, quando o calendário marca 5 de janeiro, Pomerode entra na contagem regressiva para as comemorações de mais uma festa que reforça as origens germânicas de sua gente.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Casa do Imigrante)
No pavilhão cultural, a música inicia às 18h com Sandro e Wilson, seguido de Grupo Folclórico Edelweiss, Der Blonde Hans e banda, Grupo Folclórico Deutsche Krone e Banda Mensagem. Sandro e Wilson também se apresentam na mesma noite no Biergarten.
Gastronomia e chope artesanal
Quem já visitou Pomerode sabe que a culinária é algo indescritível, digna de ser saboreada. Durante a Festa Pomerana, para que o visitante tenha condições de levar as iguarias locais para suas casas, tem a Casa da Gastronomia. Todos os dias, o espaço é aberto para venda de produtos típicos, preparados à moda colonial. Pães e cucas são assados no forno à lenha, aos olhos do público. A responsável pelas delícias é a cozinheira pomerodense Hanna Lora Dahlke, que ensina truques e dicas aos visitantes.
E os adoradores da boa comida não devem perder os concursos culinários previstos para a 27ª Festa Pomerana. As receitas exclusivas, criadas por moradores de Pomerode, participam de acirradas disputas todas as noites. A cada dia, uma nova categoria: Bolo, Cuca, Torta Doce, Torta Salgada, Geléia, Pão, Licor, Batida e Sobremesa. Os pratos mais apetitosos e originais são eleitos pelo público. E qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente. O jurado sorteia até três pratos para degustar, atribuindo uma nota de 0 a 10 à receita. A inscrição dos pratos também é gratuita, porém, aberta somente a moradores da cidade. Os vencedores dos três primeiros lugares em cada categoria, além de certificado, recebem premiação em dinheiro.
Vale destacar ainda a bebida típica. Quatro cervejarias - das quais três artesanais - servirão oficialmente o chope na 27ª Festa Pomerana. Schornstein (de Pomerode), Das Bier (de Gaspar) e Bierland (de Blumenau) participarão das vendas junto com a Antarctica. O secretário de Turismo, Cláudio Krueger, comenta que uma pesquisa realizada na última edição da festa motivou à abertura de novas artesanais.
As soberanas da festa
Diferentemente dos outros anos, a Festa Pomerana de 2010 elegerá durante sua realização as majestades para 2011. Na quarta-feira (20/01), depois do baile no pavilhão central, será feita a escolha da Rainha e Princesas da 28ª Festa Pomerana. O secretário de Turismo, Cláudio Krüger, comenta a mudança foi feita para que a realeza possa participar de eventos turísticos ao longo do ano divulgando as atrações de Pomerode e a realização do evento todos os anos em janeiro.
Desfiles pelas ruas centrais todos os dias
Na Festa Pomerana os desfiles nas ruas são diários. O cortejo apresenta a moradores e visitantes alegorias, música e dança do cotidiano da comunidade, destacando as antigas e atuais tradições de Pomerode. A parada intercala os Clubes de Caça e Tiro, as bandas de música, os grupos de danças folclóricas, os grupos de canto, de teatro, a Melhor Idade e tantas outras entidades culturais e agremiações. A concentração é no Centro da cidade, com o percurso seguindo em direção ao Parque Municipal de Eventos, local onde é realizada a festa.
Casamento de época
Segundo os costumes, a comemoração de um casamento é um fato muito importante para as famílias envolvidas. No passado, a celebração ocorria em várias etapas e agregava toda a comunidade. O mesmo vem sendo feito na Festa Pomerana. O casal Márcio Porath e Jussara de Oliveira Padaratz está ansioso pela diferente festa, que será realizada exatamente no dia em que comemoram um ano de namoro. Os preparativos para o grande dia podem ser acompanhados internet no blog http://www.casamentopomerano.blogspot.com/ . Antes do encontro religioso, na Igreja Luterana do Centro na manhã do segundo sábado da festa (23/01), os noivos farão a noite do Quebra-Cacos, uma despedida de solteiro em que o casal, com testemunhas e convidados, quebram louças como forma de trazer boa sorte ao matrimônio. Será na quinta-feira que antecede o casamento (21/01). Já no dia da cerimônia, depois do ritual religioso, a reunião é no Parque Municipal de Eventos, onde um grande almoço festeja a vida a dois. No caminho entre a Igreja da Paz e o local da festa, um cortejo especial típico apresenta os noivos à população e visitantes.
Um pouquinho de Pomerode
Realizada há 27 anos, a Festa Pomerana comemora a emancipação político-administrativa do município mais alemão do Brasil. Pomerode (lê-se Po-me-rô-de) é considerado um pedaço da Alemanha em território brasileiro e, desde a chegada dos colonizadores, mantém as tradições trazidas por eles. Pelas ruas, é comum perceber que os atuais moradores ainda falam entre si em dialetos próprios de origem germânica. Todos acolhem bem os visitantes e se sentem honrados em dizer que a cidade de 25 mil habitantes se destaca pela economia e pela educação eficaz que a faz ser livre do analfabetismo.
A cidade é também é conhecida como o maior polo gastronômico europeu e oferece a seus visitantes um roteiro recheado de delícias. Pomerode ainda possui o primeiro zoológico de Santa Catarina, o terceiro mais antigo do Brasil. São 1,3 mil espécies no local e a garantia de ser uma atração o ano inteiro, junto com as belezas naturais e centros de tradição como os clubes de caça e tiro e grupos de dança.
A arquitetura enxaimel, os traços culturais, os grupos folclóricos, a gastronomia e a língua alemã fazem com que este pedaço do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, mantenha vivas suas características históricas. Pomerode é, com certeza, o roteiro certo para quem busca respirar história e conhecer os costumes vindos da Europa.
Festa Pomerana
www.festapomerana.com.br
De 15 a 24 de janeiro de 2010
Parque Municipal de Eventos
Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro
Pomerode (SC) Fonte: Oficina das Palavras - Ass.Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário