quarta-feira, 21 de julho de 2010

Caminhada Fotográfica acontece neste sábado dia 24 de julho no centro de Blumenau. Participe, é de graça. Saída às 10h Biergarten.

Foto Clube Santa Catarina de Blumenau lança Ponto de Cultura em Caminhada Fotográfica neste sábado dia 24 de julho. Evento integra caminhada mundial que acontece simultaneamente em centenas de países.
No próximo dia 24 de julho, sábado, o Foto Clube Santa Catarina realiza a 1º Caminhada Fotográfica do FCSC. O evento marca o lançamento do
Ponto de Cultura Fotografia Para Todos .
A
caminhada em Blumenau integra a World Wide Photo Walk, caminhada fotográfica mundial que acontecerá, simultaneamente, em milhares de cidades de diversos países. A saída será às 10h, no Biergarten.
*
Qual o trajeto:
Saída da Rua das Palmeira pela XV de Novembro até o Teatro Carlos Gomes, retorno pela Rua 7 de Setembro até o Parque do Angeloni da Fonte, atravessando-o até a Rua das Palmeiras.
A participação é gratuita e aberta a todos que quiserem participar, basta chegar no horário e local combinados.
Após a caminhada, haverá um almoço de confraternização. Os interessados em participar do almoço devem enviar um e-mail para
fotoclube@fotoclubesc.com.br com nome, e-mail e telefone de contato, para que seja feita a reserva (despesas por conta de cada participante).
Quem, além de caminhar, fotografar e fazer novos amigos, quiser concorrer a prêmios e participar do Concurso
World Wide Photo Walk, deve entrar no link da caminhada Blumenau e fazer sua inscrição.
Mais informações sobre a Caminhada em
www.fotoclubesc.com.br .

O Ponto de Cultura Fotografia Para TodosProjeto “Ponto de Cultura – Fotografia para Todos” oferecerá atividades de formação de educadores, crianças e jovens
O Foto Clube Santa Catarina agora é Ponto de Cultura. A entidade foi beneficiada pelo convênio com o Ministério da Cultura e a Fundação Catarinense de Cultura. O projeto Ponto de Cultura - Fotografia Para Todos pretende, ao longo de três anos, realizar uma série de ações voltadas para a divulgação da fotografia enquanto arte, para formação de olhares críticos e apreciadores e também estimular a produção profissional e artística entre crianças, jovens e educadores.
“O projeto surgiu porque percebemos que há de uma carência da prática da arte fotográfica nas escolas, bem como na formação de professores; da falta de oportunidade de qualificação de profissionais para a fotografia profissional; necessidade de descentralizar e expandir a arte fotográfica para fora dos espaços convencionais e da quase inexistência de material de apoio para se trabalhar a fotografia em sala de aula”, explica o coordenador pedagógico do projeto e membro do FCSC, Charles Steuck.
*
O QUE É UM PONTO DE CULTURA?
Pontos de Culturas são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmam convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país, 60 em Santa Catarina e 3 em Blumenau (Foto Clube SC, Teatro Carlos Gomes e Lira Circolo Italiano). O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público – até hoje a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais. Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 180 mil (cento e oitenta e cinco mil reais), divididos em 3 parcelas anuais, para investir conforme o projeto apresentado e aprovado. Saiba mais no site do Minc .
*
COMO FUNCIONARÁ O PONTO DE CULTURA FOTOGRAFIA PARA TODOS?
O projeto aprovado pelo Minc, para o Ponto de Cultura Fotografia Para Todos, prevê uma programação dividida em três etapas anuais. Neste primeiro ano, 2010, a equipe do projeto está se dedicando a pesquisar e desenvolver conteúdos didático/pedagógicos referentes ao ensino e aprendizado da arte fotográfica. Os conteúdos serão disponibilizados em 2011, na rede mundial de computadores, em um portal dinâmico e de acesso gratuito, com ferramentas interativas contendo 3 áreas distintas: uma para fotógrafos aprendizes, outra para crianças/jovens navegarem e outra para os professores buscarem material de apoio para o ensino da fotografia na sala de aula. A pesquisa também resultará em material didático (apostilas) que serão utilizadas nas oficinas realizadas no segundo ano de projeto. Além disso, nesta primeria etapa, o Foto Clube também está implantando o Kit Multimídia padrão dos Pontos de Cultura – que garante a conexão e interatividade com toda a rede –, adquirindo equipamentos fotográficos e tecnologias que serão utilizadas nas oficinas e estruturando uma Biblioteca com aproximadamente 100 títulos sobre fotografia e assuntos correlatos.
Já no segundo ano (2011), com os materiais e a estrutura adequados, o Ponto de Cultura oferecerá oficinas de fotografia gratuitas para educadores de escolas públicas de Blumenau e região. Realizará ainda exposição fotográfica itinerante em escolas públicas de Blumenau e região; seguidas de palestras. E acompanhará os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos professores com seus alunos. No terceiro e último ano do projeto (2012), o Ponto de Cultura ofertará cursos de qualificação profissional (formando de auxiliares de fotografia), gratuitos, para adolescentes de 15 a 17 anos, em situação de risco social, com equipamentos profissionais, em parceria com instituições que já atendem a estes jovens, capacitando-os para o mercado de trabalho. O resultado dos três anos de trabalho culminará em uma exposição fotográfica itinerante, com material produzido pelos alunos e educadores envolvidos no projeto, além de muito, muito material disponibilizado na internet e acessível a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
Mais informações www.fotoclubesc.com.br
Aline Assumpção jornalista, Liquidificador Comunicação e Arte
e-mail:
aline@liquidificador.art.br www.liquidificador.art.br (47) 3340-0596
Horário de atendimento 09:00-12:00 e 14:00 -18:00

Nenhum comentário: