quarta-feira, 28 de julho de 2010

Obras continuam na rua Sete de Setembro e motoristas devem ficar atentos.

Prefeitura continua obras na rua Sete de Setembro e motoristas devem ficar atentos

Foto de Jaime Batista da Silva
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, prossegue nesta quinta-feira, dia 29, as obras de implantação do micro revestimento na rua Sete de Setembro, região central da cidade. Os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos, já que duas das quatro pistas de rolamento permanecem interditadas das 05h às 17h. Após o horário as pistas são liberadas e o trafego pode seguir normalmente, com atenção apenas para os resíduos que podem se soltar do revestimento.

O micro revestimento, aplicado pela primeira vez em Blumenau – o material é utilizado desde 1996 em locais como Curitiba, Florianópolis e Joinville - é mais resistente ao trafego intenso e possui qualidades selantes e antiderrapantes. A única desvantagem é a forma de aplicação. Já que o revestimento é uma espécie de asfalto frio, exige tempo quente e pouca umidade para secagem.

De acordo com o secretario de Obras, Alexandre Brollo, as vantagens de durabilidade garantem um tempo maior entra uma manutenção e outra. “A relação custo/beneficio de aplicação do revestimento é enorme. Mesmo que tenhamos que trabalhar durante o dia, a durabilidade do produto e a segurança que o material, mais rugoso, traz aos motoristas é muito grande.”

As obras iniciaram pelo trecho próximo à Fonte Luminosa e seguem em direção à Dr. Amadeu da Luz, no trecho próximo à rua Nereu Ramos. A expectativa é de que os trabalhos com o revestimento sejam feitos até o final de agosto. O passo seguinte é a implantação dos corredores, que deve ser feita apenas no período noturno, já que inclui outro tipo de material, com conclusão ainda na primeira quinzena de setembro.

A implantação dos corredores será realizada de modo gradativo nas ruas Sete de Setembro, Avenida Beira-Rio, Avenida Martin Luther, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro. A obra será executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 4,6 milhões.
*
Corredores de ônibus:
Os corredores de ônibus são vias, exclusivas ou preferenciais, dedicadas à circulação de transportes públicos rodoviários para que haja maior fluidez no tráfego. Com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura planejou a implantação de nove corredores de ônibus na área central do município. A mudança permitirá que os transportes coletivos tenham uma faixa própria na qual poderão circular com mais velocidade e chegar próximo ao horário esperado pelo usuário, tanto nos pontos de rua quanto nos terminais.
*
Fonte: Alexandre Brollo - secretário de Obras (3326-9325)

Nenhum comentário: