sábado, 14 de novembro de 2009

21ª Edição da Romaria da Terra e da Água de SC, no Braço do Baú em Ihota, neste domingo dia 15 de novembro.

21ª ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA
Neste domingo, dia 15 de novembro, feriado nacional,
é o dia da 21ª edição da Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina. Cartaz divulgação (a data do cartaz está errada, o correto é dia 15/11/09)
Promovida em conjunto com Pastorais Sociais, entre elas a Comissão Pastoral da Terra, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Blumenau, Cáritas/SC e vários Movimentos Sociais, entre estes a Via Campesina, a Romaria deste ano tem como lema:
"CUIDAR DA TERRA. GARANTIR A VIDA".

O local escolhido para sediar o evento deste ano é a comunidade do Braço do Baú, em Ilhota, um município do Vale do Itajaí, próximo ao litoral catarinense.
Prevista para iniciar-se na localidade de Braço Baú, terá como local de concentração o amplo espaço ao redor da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, município de Ilhota e Diocese de Blumenau.
Braço do Baú representa muito bem a necessidade do cuidado que devemos ter para com o meio ambiente. Foi lá que aconteceu, em novembro de 2008, os vários deslizamentos e soterramentos, decorrentes das fortes chuvas que ocorreram na época.
Muitos prejuízos foram contabilizados na região, e também muitas mortes.
Somente em Ilhota foram 47. No total, segundo a Defesa Civil de SC, foram 135 óbitos. O número de pessoas desalojadas e desabrigadas chegou a 32.853. 77 municípios decretaram estado de calamidade pública e/ou situação de emergência.

Romaria é partilha
Esta Romaria, a exemplo da vigésima edição, será realizada também em formato das “Festas das Tendas”, recordando os tempos bíblicos de partilha de vida, de reflexão, de desejos, de alimento, de acolhimento e de sonhos... O objetivo é exatamente o de resgatar o sentido de comunhão, de partilha, de troca de experiências solidárias como eram as primeiras comunidades cristãs e como forma de contrapor ao projeto capitalista baseado no mercado e na competição.
Cada tenda oferecerá, de forma gratuita, algum tipo de alimento para o almoço dos romeiros e romeiras, os quais também serão orientados a trazer alimentos para partilha e refeição.


Programação da 21ª Romaria da Terra e da Água
09h: Animação, acolhida, apresentação dos romeiros e romeiras, palavra de abertura;
10h: Caminhada- Música durante a caminhada;
11h30: Visita às tendas e partilha;
13h30: Depoimentos e Falas sobre a Temática
14h: Teatro
15h: Celebração Eucarística; envio;
- plantio da cruz de cedro no local da Romaria.
É muito importante destacar que a coleta, feita durante a Celebração, será totalmente doada para a comunidade do Braço do Baú, como incentivo à reconstrução desta comunidade, tão atingida pelas chuvas de 2008 e que, com muita força, tentam reerguer suas vidas.
Fonte: Site Diocese, Pe. Raul Kestring.
Contatos para maiores informações:
Secretaria Estadual da CPT-SC: Ivonete ou Elena à 3234-4766 / 9148-9213
E-mail:
cptsc@cnbbsul4.org.br

Nenhum comentário: