sexta-feira, 26 de março de 2010

Alerta da Defesa Civil de SC para chuva neste final de semana. Treze cidades de SC já foram atingidas pelas chuvas nesta sexta dia 26/03.

Alerta da Defesa Civil de SC:
Chuva neste final de semana.
Treze cidades de SC já foram atingidas pelas chuvas nesta sexta dia 26/03.
Uma frente estacionária e um sistema de alta pressão posicionados no oceano, na altura do Litoral do Sul do Brasil, mantém a instabilidade na faixa leste de SC, com chuva especialmente no Litoral ("lestada"), com acumulados significativos, especialmente no período da noite.
Essa condição de chuva se estende até o fim de semana, mas o período entre a sexta e o sábado requer maior atenção, quando os acumulados previstos devem variar entre 50mm e 100mm em média, com pontuais que podem superar 100mm, com alagamentos. Considerando os elevados volumes de chuva acumulados desde a última quarta-feira, persiste a condição para deslizamentos em áreas vulneráveis de encostas.
O mar está agitado no litoral catarinense o que, associado à variação da maré, dificulta o escoamento da água da chuva para o oceano. Nas regiões mais afastadas do Litoral, como Oeste e Meio-Oeste, a chance do sol aparecer é maior e a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite. Não se descarta o risco de temporais isolados.
*
Recomendações:
As pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.com.br)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.
*
Treze municípios foram atingidos com as chuvas no Estado
A Defesa Civil Estadual registrou, nesta sexta-feira (26), estragos em 13 municípios catarinenses por causa da forte chuva dos últimos dias. Um das cidades mais afetadas é Antonio Carlos, onde mais de 100 casas foram atingidas, oito comunidades estão isoladas, 150 pessoas desalojadas, 3 mil pessoas afetadas, há morros com risco de deslizamentos e a Prefeitura do município também foi atingida. O Governo do Estado já liberou R$ 200 mil emergenciais. A Defesa Civil Estadual ainda auxilia o município com 100 cestas básicas, 100 travesseiros, lençóis e fronhas, 100 cobertores e kits de limpeza. O município decretou situação de emergência e os serviços de água, energia, comunicação e transporte estão prejudicados.
Fonte: Defesa Civil de SC.

Nenhum comentário: