segunda-feira, 29 de março de 2010

Exposição fotográfica Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos, abre dia 30/03 na FURB - Fotos de Mariana Furlan.

Exposição fotográfica Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos
abre dia 30 de março, na Furb.
A exposição Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos abre dia 30 de março, terça-feira, às 20h, na Biblioteca Universitária da Furb, em Blumenau.
As fotografias, de autoria de Mariana Furlan, exploram a arquitetura de construções blumenauenses.
Cidade Geometria apresenta quatro pontos icônicos - Teatro Carlos Gomes, Catedral São Paulo Apóstolo, Ponte dos Arcos e Ponte de Ferro - e explora ângulos inusitados e diversos às imagens normalmente exploradas destes locais.
A proposta resultou em uma experiência estética, com fotografias marcadamente geométricas e até abstratas, que oferecem pontos de vista novos e por vezes intrigantes aos espectadores. As fotos captam detalhes, sombras esquecidas, formas escondidas, cantos e quinas. E a partir das mesmas linhas das edificações, novas imagens foram "construídas".
As 25 fotos da exposição são em preto e branco, ressaltando a força da forma e da luz. Para compor as imagens, a autora usou a estética inspirada no Construtivismo, surgido no começo do século 20. O movimento artístico que teve grande força na Rússia trouxe à fotografia a valorização do que é concreto, da arquitetura, da geometria e abriu espaço ao abstracionismo.Foto de Mariana Furlan
A cerimônia de abertura terá a presença da paisagista e designer Ana Holzer, que comentará a sua perspectiva sobre o trabalho. As fotografias permanecem expostas à visitação na Furb até 10 de abril, e depois seguem para outros pontos em Blumenau.
Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos é um projeto subsidiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, aprovado em 2009.
*
Sobre a autora:
Mariana Furlan é formada em Jornalismo, pela Univali, e pós-graduada em Fotografia, pela mesma universidade. Atualmente, trabalha como editora no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau. Esta é a primeira exposição da aspirante a fotógrafa.
*
Serviço:
Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos Exposição fotográfica de Mariana Furlan
Abertura: 30 de março de 2010, às 20h
No Salão Angelim da Biblioteca Universitária da Furb (Campus 1), Blumenau
Visitação: 31 de março a 10 de abril

Um comentário:

andré paiva disse...

Vou fazer o possível para ver! É sempre bom acompanhar o que está sendo feito por Santa Catarina. Parabéns pela expo!