terça-feira, 23 de março de 2010

Prefeitura de Blumenau participa da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília.

Prefeitura participa da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil.
Encontro será em Brasília (DF), entre esta terça-feira, dia 23 e quinta-feira, 25, e vai discutir o fortalecimento de uma política nacional. Blumenau terá quatro delegados representando Santa Catarina"Criação de um fundo nacional de Defesa Civil direto para os municípios". Esta é uma das propostas que será apresentada pelos 30 delegados de Santa Catarina durante a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que acontece entre esta terça-feira, dia 23 e quinta-feira, dia 25, em Brasília (DF), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
A abordagem foi definida no encontro Estadual realizado no início do mês.
A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau terá quatro representantes na Capital Federal: o diretor José Egídio de Borba, o major Bombeiro Militar Aldo Baptista Neto, o guarda municipal de trânsito José Luiz Pinheiro e Lenílson Luís da Silva, representando a sociedade. Segundo Borba, Santa Catarina apresentará 27 propostas em Brasília. Na sua avaliação, o caminho mais viável para que as unidades municipais tenham autonomia e condições de trabalho - que as verbas, liberadas, por meio do Ministério das Cidades, sejam repassadas diretamente para os municípios, sem a intermediação do Estado. "Isso facilitaria nas ações emergenciais", argumenta o diretor. Ele acrescenta ainda, a importância de incorporar a política de Defesa Civil na grade escolar dos estabelecimentos de ensino municipais.
Constatação: O diretor reforça a importância do encontro nacional para se traçar um perfil da Defesa Civil no país e de suas necessidades. Borba constata, que a unidade de Blumenau é uma das poucas estruturadas em Santa Catarina. "Joinville, por exemplo, ainda está se estruturando. Já muitas cidades da Região do Médio Vale do Itajaí - não têm estrutura", compara Borba.
A Conferência tem por finalidade fortalecer as atividades de Defesa Civil no País e garantir a sistematização de suas ações. Visa também a revisão e o fortalecimento da Política Nacional de Defesa Civil, tornando-a uma prática de Estado. Borba salienta ainda, que encontro se faz necessário devido ao intenso processo de mudanças climáticas recentes associado à falta de preparação da sociedade como um todo para enfrentar situações de calamidade.
*
Algumas propostas de SC
Transferência fundo a fundo; Qualificação do quadro de pessoal; Criação de um fundo nacional de Defesa Civil; Sistema de monitoramento meteorológico
Finalidade do encontro
A finalidade da Conferência Nacional é avaliar a situação da Defesa Civil, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. Para isso, o encontro reunirá cerca de 1,5 mil delegados, escolhidos durante as etapas municipais e estaduais.
Fonte: José Egídio de Borba, diretor da Secretaria de Defesa Civil (3326-1441)

Nenhum comentário: