quinta-feira, 4 de março de 2010

Blumenau agora tem o Programa de Proteção Especial à Pessoa Idosa. Maus tratos, violência física ou psicológica e abandono, podem ser denunciados.

Blumenau tem Programa de Proteção Especial à Pessoa Idosa.
Idosos vítimas de algum tipo de violência física ou psicológica, tais como maus tratos, negligência, abandono, além de dificuldades financeiras, contam em Blumenau com o Programa de Proteção Especial à Pessoa Idosa, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente.
Uma dura realidade que apenas no Programa atinge a um total de 56 idosos - homens e mulheres-, que são acompanhados sistematicamente por uma equipe de assistentes sociais, psicólogo e um profissional da área jurídica.
*
DENÚNCIAS ATRAVÉS DA COMUNIDADE
O atendimento a idosos nestas condições é feito com base em denúncias da comunidade, do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Ministério Público e Delegacia da Mulher. "Somente através da denúncia é que esta triste realidade pode ser modificada e o Programa existe para dar suporte a estas vítimas de violência," enfatiza o secretário da assistência social, Mário Hildebrandt.
Mais informações sobre o funcionamento do Programa nos telefones 47 3326-6164 e 3326-6741. Estes idosos são visitados em suas casas por profissionais da Secretaria e uma vez detectados riscos à sua integridade, as famílias são chamadas à responsabilização por estes idosos através de atendimentos na Semascri e reuniões. O Programa tem como objetivo atingir os membros da família que residem com os idosos, oferecendo acompanhamento psicológico e na área social, o que proporciona condições de reestruturação familiar e, consequentemente, o resgate dos vínculos familiares, "repercutindo em maiores cuidados e uma vida melhor para os idosos," observa Hildebrandt.
Uma parceria com a Secretaria de Saúde também possibilita saber com precisão a situação da saúde do idoso através de relatórios emitidos pela E.S.F. instalada na região onde reside. No entanto, nem sempre este objetivo é alcançado. Persistido o problema, o caso é encaminhado pela Secretaria ao Ministério Público. "Antes desta medida, o Programa acompanha em alguns casos o idoso vítima de violência, em vários dias da semana", destaca. O maior alvo das agressões são mulheres, segundo estimativas da Semascri.
Fontes: Mário Hildebrandt , Secretário Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (3326-6934 ).

Nenhum comentário: