quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Blumenau está confirmada como sede do Campus da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Serão 5 cursos com 500 vagas gratuitas de ensino superior. Engenharia Têxtil, Eng. de Controle e Automação, Eng. Materiais e as Licenciaturas em Química e Matemática.

Blumenau está confirmada como sede do Campus da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Serão 5 cursos com 500 vagas gratuitas de ensino superior. 
Engenharia Têxtil, Eng. de Controle e Automação, Eng. Materiais e as Licenciaturas em Química e Matemática.


Foi aprovada nesta terça-feira, 13 de agosto, a Resolução nº 19 do Conselho Universitário (CUn), que estabelece a criação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na cidade de Blumenau. Nesta quarta-feira, dia 14, acontece reunião da Câmara de Graduação da UFSC para discussão dos projetos pedagógicos dos cinco cursos que serão oferecidos no novo campus a partir de 2014.

“A ideia é que possamos ter extensões desse campus em outras cidades próximas, incluindo Indaial e Ascurra. Essa será uma discussão que teremos em um futuro próximo”, destaca a reitora Roselane Neckel. Rogério Souza, pró-reitor adjunto de Graduação e presidente da comissão responsável pela elaboração dos projetos dos novos cursos, acredita que a implantação do campus será muito importante para toda a região do Médio Vale do Itajaí, oferecendo vagas gratuitas de ensino superior em áreas fundamentais. “Por enquanto são cinco cursos, mas queremos ampliar a oferta, atendendo, inclusive, à área de Ciências Humanas”, destaca o professor.

As cinco graduações que devem ser oferecidas são Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e as Licenciaturas em Química e Matemática. “Essas propostas estão baseadas em um eixo prioritário que integra desenvolvimento regional, inovação, educação e interação social”, explica.

Para formular os projetos, foram usadas informações de estudos preliminares sobre as demandas e o perfil socioeconômico e cultural da região. Formada por 17 pessoas, a comissão também tem a função de acompanhar e preparar os concursos para os docentes que irão atuar no novo campus. A previsão é que as primeiras 51 vagas para professores efetivos sejam preenchidas no final do segundo semestre de 2013 – assim como as 20 vagas para servidores técnico-administrativos em Educação – e que as aulas comecem em março de 2014. Serão oferecidas 500 vagas para ingresso nos cinco cursos.

O local exato de instalação da UFSC em Blumenau ainda não foi definido. O diretor-geral do novo campus, Juan Flores, informa que a Administração Central da Universidade tem se esforçado para encontrar o melhor imóvel, considerando prognósticos de compra ou doação de terrenos e o futuro crescimento do campus. Juan, que trabalhou em Blumenau durante seis meses após os desastres naturais de 2008, recebeu a missão de mapear as áreas de risco para evitar eventuais problemas futuros.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria

3 comentários:

Murilo Helmbrecht disse...

muito bom, é um começo...

Anônimo disse...

Estão felizes?
Com esta atitude a FURB ficou viúva de pai e mãe.
Já deram uma olhada no campus avançado da UFSC na região de Joinville?
Mais uns 20 anos e quem sabe a UFSC termine as suas instalações em Joinville.
Novamente o governo federal mostrando o quanto é vagabundo.

Anônimo disse...

Será que para os cursos de engenharia eles irão pegar emprestados os laboratórios da FURB?
É sabido que os laboratórios da FURB são muito superiores aos laboratórios da UFSC. Essa é a vantagem de não depender das "verbas" federais.
Tudo que é federal começa com "fede".