quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Campus da UFSC em Blumenau deverá se instalar na sede da Faculdade IBES Sociesc na região central da cidade.

Campus da UFSC em Blumenau deverá se instalar na sede da Faculdade IBES Sociesc na região central da cidade.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Campus da UFSC será em Blumenau.
O prefeito Napoleão Bernardes esteve em Florianópolis na tarde de ontem e voltou com uma ótima notícia: o campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Vale do Itajaí terá Blumenau como sede. A decisão do Conselho Universitário da UFSC foi unânime. Já em março de 2014, cinco cursos de graduação oferecerão vagas para 500 alunos estudarem gratuitamente. Concursos públicos para seleção de professores e técnicos administrativos serão lançados em breve. Segundo o prefeito de Blumenau, que por quatro vezes esteve reunido com gestores da UFSC nos últimos meses e comandou visita da reitoria a várias áreas no município para possível construção do campus, ressaltou que "é uma vitória de toda a região, que sai beneficiada com a vinda da Universidade Federal".

Os cinco primeiros cursos da UFSC no Vale do Itajaí serão de graduação em Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais e Engenharia de Controle e Automação, além de Licenciatura em Química e também em Matemática. 
Napoleão acredita no impulso em desenvolvimento social e econômico da região com a vinda da UFSC, uma vez que a pesquisa e a extensão trazem inovação às empresas, melhoram a competitividade de nossas empresas no mercado e agem diretamente junto à comunidade. "Juntamente com as demais instituições de ensino superior existentes no município, Blumenau se transforma no maior pólo universitário do estado", exaltou.

O prefeito ainda informou que a Federal lançará concurso público para a contratação de 123 professores e 171 técnicos administrativos apenas para o campus de Blumenau. Se, em um primeiro momento, a Universidade Federal de Santa Catarina utilizará uma sede alugada, já em 2014 deve iniciar a construção do campus em imóvel na região Norte da cidade. A decisão do Conselho Universitário será transformada em resolução, que será assinada pela reitora da UFSC em Blumenau, na semana de aniversário do município, no início de setembro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será uma UFB (Universidade Federal de Blumenau) ou um puxadinho da UFSC?
123 professores + 171 técnicos administrativos = 294 funcionários para tão poucos cursos? É, será uma instalação federal sim.

Werbebanner disse...

Thats cool !