domingo, 11 de agosto de 2013

CVV Blumenau abre Curso para novos VOLUNTÁRIOS. De 12 a 15 de agosto das 19h às 21h30 ou dia 15 de agosto 14h30 às 17h30 ou dia 18 de agosto das 8h às 19h. Ligue 141 (24 horas ligado em você).

CVV Blumenau abre Curso para novos VOLUNTÁRIOS. 
De 12 a 15 de agosto das 19h às 21h30 ou dia 15 de agosto 14h30 às 17h30 ou dia 18 de agosto das 8h às 19h.
Ligue 141 (24 horas ligado em você).



CVV EM BLUMENAU
Em Blumenau o CVV funciona desde 1985.
O atendimento é feito por telefone (24 horas), pessoalmente (das 7:00 às 22:00h)ou ainda por carta, e-mail e chat no site www.cvv.org.br . 
Os telefones em Blumenau são: 141 (utilidade pública) e (47) 3329-4111 ou pessoalmente na Rua Professor Luiz Schwartz, 169, transversal da Rua Humberto de Campos, entre o terminal de ônibus PROEB e a Vila Germânica. 
Contamos hoje com 27 voluntários. Realizamos em media 1.000 atendimentos mês.



CVV para preservar a vida
Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, é a mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil. Através dos Postos, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. 

Em 1977 começou a expandir-se para outras cidades do país, estando hoje em quase todas as capitais e diversas cidades do interior do Brasil. São aproximadamente 70 Postos e 2.000 Voluntários que se revezam em plantões de 4 horas e meia por semana, para o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. 


Como é a atendimento 
O trabalho consiste no diálogo compreensivo buscando oferecer apoio emocional. O Voluntário trabalha no sentido de compreender a pessoa que procura o CVV, dessa forma, valorizando sua vida. 
O atendimento é feito por telefone, pessoalmente, por correspondência ou e-mail. A pessoa que procura o CVV tem o sigilo assegurado, a total privacidade e anonimato. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança. Basta que a pessoa ligue para o telefone 141, ou acesse o site www.cvv.org.br para falar com o Posto CVV de sua região. 

Quem são os Voluntários
Pessoas com aptidões para o serviço voluntário que passam por um curso teórico e prático de oferecido pelo Posto. Esse curso é gratuito e ministrado periodicamente com prévia divulgação na comunidade. São pessoas maiores de 18 anos, de boa vontade, que acreditam no valor da vida e dispostas a conversar com outras pessoas em seus momentos de vulnerabilidade emocional.


Como é mantida a instituição
A instituição é mantida com as contribuições dos próprios Voluntários e também por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a importância do trabalho.
O CVV é hoje um dos serviços mais procurados do país, com uma média superior a um milhão de ligações por ano. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, cerca de 3 mil pessoas por dia cometem suicídio em todo o mundo, 

Segundo dados do relatório de setembro de 2007 a ocorrência de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos. Atualmente é uma das principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos ocorra entre as pessoas com mais de 60 anos. Organismos internacionais como a OMS e a AIPS -Associação Internacional para Prevenção do Suicido reconhecem a importância de programas como o do CVV e, no Brasil, outras iniciativas foram criadas, inclusive pelo Ministério da Saúde.


Nenhum comentário: