segunda-feira, 8 de março de 2010

Começa a maior Campanha de Vacinação já realizada em SC. Chegou hoje à Blumenau as doses da vacina contra a Gripe A.

Gerência de Saúde da Secretaria Regional de Blumenau
recebe doses da vacina contra a Gripe A.
A partir de hoje (08), inicia em Santa Catarina a maior campanha de vacinação já realizada no estado e o alvo é o combate ao vírus H1N1 causador da gripe A.
Nesta primeira etapa, que segue até o dia 19 de março, estão sendo vacinados os trabalhadores dos serviços de saúde.
A Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau recebeu 6,5 mil doses para imunizar os profissionais que atuam diretamente em serviços de resposta à pandemia, tanto públicos como privados, entre hospitais, unidades Básicas de Saúde, pronto-socorros, ambulatórios e unidades de Saúde da Família das cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Dr. Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Cada município vai definir a estratégia para vacinar essas pessoas. Além do primeiro lote de doses, chegaram também à gerência de saúde 210 mil agulhas e seringas que serão distribuídas às secretarias municipais para a utilização durante toda a campanha de vacinação da gripe A que deve ser concluída em 21 de maio.
A expectativa é vacinar 298.789 pessoas na região.
Campanha – Na segunda etapa, que acontece entre 22 de março e 02 de abril, serão vacinas as grávidas, em qualquer período de gestação; crianças de seis meses até um ano, 11 meses e 29 dias e pessoas com doenças crônicas.
A etapa seguinte imunizará os adultos entre 20 e 39 anos e acontecerá entre 5 e 23 de abril.
Entre os dias 24 de abril e 07 de maio será a vez das pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica de base tomarem a vacina contra o H1N1 e aos com 60 anos ou mais tomarem a vacina sazonal.
E a última etapa, que ocorrerá entre 10 e 21 de maio, acontece a imunização das pessoas com idade entre 30 e 39 anos.
A definição da priorização dos grupos foi feita com base no resultado de estudos internacionais e os lotes serão encaminhados às regionais de acordo com a demanda de cada grupo. A meta é alcançar cobertura de vacinação igual ou superior a 80% em cada grupo selecionado e em todos os municípios.
***
Gripe A - Santa Catarina conta com casos da doença desde a primeira onda de infecção no Brasil, em maio do ano passado. Dos mais de 7 mil casos suspeitos, foram confirmados, através de exames, 2.484 casos, dos quais 140 foram a óbito. A campanha de vacinação pretende se antecipar ao inverno e garantir uma redução significativa na quantidade de infectados pela gripe A em comparação a 2009. Além da imunização, é preciso que se continue adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.
Informações adicionais:
INFORMAÇÕES: Secretaria Regional: fone/fax (47) 3324-9100

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, como tenho mais de 39 anos e menos de 60 sou considerado dispensável. Espero que alguém processe os governos que aí estão caso eu venha a morrer de gripe.