quarta-feira, 17 de março de 2010

Memória dos Grupos evangélicos luterano do Vale do Itajaí. Comunidade evangélica encerra catalogação de registros históricos.

Comunidade evangélica encerra catalogação de registros históricos.
Resgatar e manter viva a memória dos grupos evangélicos luteranos do Vale do Itajaí. Este é o objetivo do projeto “Raízes de Nossa História”, desenvolvido pela Igreja Luterana em parceria com o Governo do Estado e que, até o final do mês de março, deve ser concluída a primeira etapa.
A expectativa é que 100 mil registros sejam catalogados até o dia 31. “Para igreja Lutera é muito importante fazer este trabalho. Por manter viva a memória, os acontecimentos e também pelo pioneirismo do projeto”, diz, saudosa, Vera Lúcia Luchtenberg, que coordena as pesquisas.
Os trabalhos, importantes para não deixarem se perder parte da história da comunidade que iniciou a igreja luterana em solo catarinense, contam com a participação efetiva do Governo do Estado.
Ao todo, foram investidos, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, R$ 200 mil nesta primeira etapa do projeto.
“Não se constrói o futuro sem olhar para o passado. Uma grande sociedade aproxima e mantém viva a herança cultural e histórica de sua gente. Entendo desta forma e, como secretário, assim que procurado pelos líderes da igreja, busquei contribuir, articular e agilizar a liberação de recursos”, explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França.
Após o término desta etapa, que inclui todo o resgate histórico dos materiais e preservação das informações, entram outras duas fases: a tradução e indexação do conteúdo. O projeto “Raízes de Nossa História” deve ser concluído em 2013. Mas, antes disso, no início do próximo mês, um DVD com parte do levantamento deve ser entregue a diversas comunidades.
Mais informações com a coordenadora Vera Lúcia Luchtenberg, 3322-0397

Nenhum comentário: