terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conheça a Banda blumenauense SWAMI que se apresenta nas Escolas da região com uma palestra-show que conta e canta um pouco da história da poesia no Brasil. E nesta terça-feira eles irão revitalizar a estátua (busto) do poeta Olavo Bilac perto da Prefeitura de Blumenau das 10h às 12h30.

Conheça a Banda blumenauense SWAMI que se apresenta nas Escolas da região com uma palestra-show que conta e canta um pouco da história da poesia no Brasil. 
E nesta terça-feira eles irão revitalizar a estátua (busto) do poeta Olavo Bilac perto da Prefeitura de Blumenau das 10h às 12h30.

Fonte e contato: Michel Jaques (47) 
8836-1570

Versos En'Cantados – 3 anos
Desde agosto de 2010, a banda blumenauense SWAMI apresenta nas escolas da região o Versos En'Cantados, uma palestra-show que conta e canta um pouco da história da poesia no Brasil. 
Tendo a frente o professor de Língua Portuguesa e Literatura, Michel Jaques, a banda faz uma viagem no tempo mostrando a evolução das manifestações poéticas nacionais, abordando todas as correntes literárias, com a seleção de um poema do autor expoente de cada período abordado.
Durante o show são interpretados poemas, de Gregório de Matos da escola Barroca até o Pós-Modernismo com Mario Quintana. As obras são cantadas em estilos musicais variados (Rock, Samba, Maracatu, Sertanejo, etc.), de acordo com o contexto do poema. 
O objetivo do projeto é resgatar a cultura e a poesia clássica nacional, aproximando o jovem do nosso passado literário, através de uma releitura moderna utilizando a música como uma forma de quebrar a barreira da rejeição que os jovens têm com nossa Literatura.

Nesta semana no dia 13 o VERSOS En’CANTADOS comemora 3 anos de existência e acumula números impressionantes para um projeto cultural independente que não tem nenhum apoio governamental. São quase 100 espetáculos em cidades do Alto Vale, Vale do Itajaí e litoral, apresentados em universidades, espaços culturais e principalmente em escolas. Aproximadamente 20.000 pessoas, na sua grande maioria de alunos da rede pública e particular, já assistiram o projeto.
Para marcar a data, integrantes e amigos do projeto fazem um ato simbólico às 10h desta terça-feira, revitalizando o busto do poeta Olavo Bilac (um dos autores interpretados no projeto), localizado na Praça Victor Konder, junto à delegacia regional de polícia. A intenção do movimento não é apenas para comemorar os 3 anos do Versos En’Cantados, mas também chamar a atenção das pessoas e especialmente do poder público para o descaso com a nossa cultura. 

Além disso, a ação é uma forma de demonstrar o trabalho executado pelo “Versos” que tenta trazer para a atual realidade aquilo que está sendo esquecido. Mesmo parecendo antigo, anacrônico, embaixo de todo esse limo e poeira, ainda há muita beleza, arte e poesia.

Nenhum comentário: