terça-feira, 13 de agosto de 2013

Oktoberfest de Blumenau terá público limitado. Foi assinado nesta segunda-feira o Termo de Ajustamento de Conduta que limita o público em 37.704 pessoas ao mesmo tempo dentro do Parque Vila Germânica a partir deste ano. Venda de ingresso pela internet começa nesta quinta-feira.

Oktoberfest de Blumenau terá público limitado. 
Foi assinado nesta segunda-feira o Termo de Ajustamento de Conduta que limita o público em 37.704 pessoas ao mesmo tempo dentro do Parque Vila Germânica a partir deste ano. 
Venda de ingresso pela internet começa nesta quinta-feira.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Oktoberfest Blumenau 2012)

Ministério Público do Estado, Parque Vila Germânica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros assinaram na manhã de hoje o Termo de Ajustamento de Conduta que prevê a limitação de público em um mesmo momento nos dias e noites das próximas edições da Oktoberfest. O documento regulamenta a presença de público, como forma de oferecer mais segurança aos próprios frequentadores da maior festa alemã das Américas. No total, 37.704 pessoas poderão estar, ao mesmo tempo, no interior do Parque Vila Germânica, onde acontece a festa. Para o presidente da Vila, Ricardo Stodieck, "toda preocupação com o bem estar e a segurança da festa é bem vinda".

Além de Stodieck, assinaram o TAC o promotor público André Indalêncio, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar Cláudio Koglin, e comandante do 3º Corpo de Bombeiros Militar, Júlio César da Silva. Também estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores Vanderlei de Oliveira, além de outros seis parlamentares, secretários e diretores municipais e a imprensa local. Na oportunidade, o promotor Indalêncio deixou claro que o processo do TAC foi deflagrado ainda em 2011 e que recebeu toda a colaboração da atual administração da Vila Germânica. O limite do número de pessoas foi apurado pelo Corpo de Bombeiros. O Parque Vila Germânica, que organiza a festa, terá dois anos para testar mecanismos que permitam total controle sobre entrada e saída do público. Após isso, poderá pagar multa pelo descumprimento.

Outras medidas de segurança solicitadas pela Polícia Militar também serão implementadas já este ano, como a mudança do local das bilheterias. Os ingressos não serão mais vendidos junto às entradas do parque, mas próximo ao Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Os bombeiros sugeriram o aumento do número de saídas de emergência, bem como a instalação de placas maiores dentro dos pavilhões indicando tais saídas. Todas as medidas já estão sendo providenciadas pelo Parque Vila Germânica. 
Ao final, o presidente Ricardo Stodieck anunciou que a venda de ingressos pela internet tem início às 00h desta quinta-feira, dia 15. Antes disso, no dia 14, haverá uma simulação do processo, aberta para a imprensa às 10h.

Fonte: Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo (3381-7700)
Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff

Um comentário:

Anônimo disse...

Política igual também deveria ser aplicada para a realização do Stammtisch.
O Stammtisch é uma festa perigosa, um monte de bêbados brincando de fazer churrasco numa via onde grande parte as construções são antigas com detalhes em madeira e sem nenhum plano de emergência e contingência.