quarta-feira, 5 de março de 2014

Prefeitura de Blumenau fez a limpeza de algumas ruas que foram atingidas pela enxurrada desta terça-feira. Foto da Rua Almirante Tamandaré perto do Parque Ramiro.

Prefeitura de Blumenau fez a limpeza de algumas ruas que foram atingidas pela enxurrada desta terça-feira. Foto da Rua Almirante Tamandaré perto do Parque Ramiro.
Foto de Jaime Batista da Silva

*
Prefeitura intensifica trabalhos de limpeza na cidade.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesur) está concentrada nesta quarta-feira, dia 5 de março, em realizar a limpeza e a recuperação da cidade após os estragos causados pela forte chuva que caiu em Blumenau ontem, dia 4. Segundo o diretor de Manutenção de Bairros, Valdeci Dutra, a prioridade é a remoção de barreiras em vias públicas e a desobstrução de bocas de lobo.
Os serviços estão sendo realizados de acordo com as demandas repassadas pela Defesa Civil, através das ocorrências registradas pelo setor, e também por meio de um levantamento feito pela própria equipe de fiscalização da Sesur. Entre as 17h de ontem e as 8h de hoje, ao menos 13 ruas ficaram parcial ou totalmente interditadas por queda de barreira e de árvores.
A orientação é que diante de deslizamento de terra em via pública e bueiros entupidos, a comunidade solicite a limpeza por meio da ouvidoria, no telefone 156, ou pelo 

e-mail sac@blumenau.sc.gov.br .
*

Defesa Civil registra incidentes causados pela chuva forte.


Além de deixar a população em estado de alerta, a forte chuva que atingiu Blumenau na última terça-feira, dia 4 de março, causou estragos em certos pontos da cidade. Em prol da comunidade, na noite de ontem, o prefeito Napoleão Bernardes, juntamente com a equipe da Defesa Civil, esteve na prefeitura de Blumenau para orientar os moradores de áreas de risco e averiguar as ocorrências mais graves. De acordo com o diretor de Defesa Civil de Blumenau, Telmo Gonçalves Duarte, até às 8h desta quarta-feira, dia 5 de março, 70 ocorrências foram registradas, sendo que deslizamento de terra é o principal incidente, com aproximadamente 50 casos.
A fim de evitar tragédias, a Defesa Civil orientou a retirada de quatro famílias, que se deslocaram para residências de parentes. Segundo Telmo, as condições do tempo e o horário não eram apropriados para se realizar avaliações nos locais. Assim, nesta quarta-feira, serão feitas vistorias e, conforme o resultado, as famílias poderão retornar as suas casas. "É importante que a comunidade fique atenta", ressaltou o diretor. 
Entre os bairros, Garcia e Velha foram os que mais apontaram estragos. Desta forma, devido à queda de barreiras e de árvores, pelo menos 13 vias públicas foram interditadas na cidade. Entretanto, visando a total liberação do tráfego e a recuperação do município, ao longo desta quarta-feira, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesur), estará realizando a limpeza nas ruas atingidas.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Defesa Civil, está à disposição para atender a comunidade. Logo, diante de deslizamentos de terra e demais casos, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil através do fone 199. 

Fonte: Telmo Gonçalves Duarte, diretor de Defesa Civil 
Assessor de Comunicação: Jhulian Pereira

Nenhum comentário: