quarta-feira, 29 de julho de 2015

1ª SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO DE BLUMENAU: A VOLTA AO TRABALHO. Evento gratuito traz discussões sobre direitos, saúde e liberdade das mães. Entre os dias 1º e 8 de agosto o grupo Maternaço vai promover uma série de atividades abertas e gratuitas sobre o universo da amamentação nos shoppings Neumarkt e Park Europeu.

1ª SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO DE BLUMENAU: A VOLTA AO TRABALHO. Evento gratuito traz discussões sobre direitos, saúde e liberdade das mães.
Entre os dias 1º e 8 de agosto o grupo Maternaço vai promover uma série de atividades abertas e gratuitas sobre o universo da amamentação nos shoppings Neumarkt e Park Europeu.


1ª SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO DE BLUMENAU: A VOLTA AO TRABALHO
Evento gratuito traz discussões sobre direitos, saúde e liberdade das mães

Entre os dias 1º e 8 de agosto o grupo Maternaço vai promover uma série de atividades abertas e gratuitas sobre o universo da amamentação nos shoppings Neumarkt e Park Europeu. O encontro, que tem apoio do Comitê do Aleitamento Vale do Itajaí, Banco de Leite Humano de Blumenau e da Furb, faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela OMS em 1948, com o objetivo focar na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Em Blumenau, mães, doulas, médicas obstetras, advogadas, psicólogas, fisioterapeutas, bioquímicas e feministas vão compartilhar experiências em torno do tema “A volta ao trabalho”.
Garantia de direitos

De acordo com o IBGE, 40 milhões de brasileiras trabalham fora e 70% delas são mães, mas poucas empresas contam com programas de amamentação e de licença maternidade estendida. A pesquisa também aponta que mulheres estão mais sujeitas ao trabalho informal, ganham em média 30% menos e são responsáveis pelo trabalho doméstico em 90% das famílias. “O leite materno precisa estar incluído na dieta das crianças até os dois anos de idade, mas isso não depende só da mãe, ela precisa ter suporte. Há uma série de fatores sociais e econômicos que impedem o acesso à informação, o rompimento de hábitos e o cumprimento de direitos fundamentais das mulheres. Por isso, queremos conhecer as mães de Blumenau e trocar experiências sobre suas realidades e necessidades” explica Jerusa da Silva Horácio, organizadora do evento.

O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o poder público, as instituições e empregadores proporcionem condições adequadas ao aleitamento materno. Em 2014 Santa Catarina aprovou uma lei estadual que garante o direito à amamentação em qualquer lugar público e determina multa de 2 a 40 mil reais para estabelecimentos que descumpram a norma.
 Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime) A Hora do Mamaço

Amamentar em Blumenau
Desde 2012 o grupo Maternaço aderiu ao movimento nacional e organiza atos a favor do aleitamento materno e da amamentação em locais públicos. No ano passado Blumenau ganhou destaque nacional pela participação de quase 50 mães e muitas (as) apoiadoras(es) no evento. Em maio de 2015 cerca de 15 mulheres também protagonizaram uma série fotográfica amamentando em cartões postais da cidade. A série será exposta durante o evento, assim como a mostra "Amamentar é um ato de amor".
 Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime) A Hora do Mamaço

A 1ª Semana de Aleitamento Materno de Blumenau inclui 18 atividades que abordam as desigualdades de gênero, a liberdade das mulheres, a amamentação como alimento e como cuidado, etapas da gestação e necessidade de humanização no atendimento, tipos de parto, direitos da mãe e da criança, economia criativa e solidária, acesso à informação, necessidades das mulheres no mercado de trabalho e feminismo.

Jornalista: Rafaela Costa (9677-7374)
Fontes: 
Jerusa da Silva Horácio (organizadora): 96117242
Profa. Dra. Mercedes Gabriela Ratto Reiter(Rede IBFAN)
Graziane Jacoby (fotografa)
Rosana Fialho (Pediatra)
Roberta Salvador (Enf obstetrica)
Rosana Schmmitt (Psicologa)
Cassia Theis (Nutricionista)
Veruscka Gromann (médica obstetra)
Beth Kuhn (Coordenadora Banco de Leite)
Rosane Martins (advogada)
Hemmile Anzine (advogada)
Fabiane Gripa (educadora fisica)

Nenhum comentário: