segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ação comunitária alerta a população de Blumenau sobre Esclerose Múltipla. As mulheres são as mais afetadas pela doença.

Ação comunitária alerta a população de Blumenau sobre Esclerose Múltipla. As mulheres são as mais afetadas pela doença.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela Esclerose Múltipla. A doença de caráter neurodegenerativo é a causa mais comum de incapacidade neurológica adquirida em indivíduos com idade entre 20 e 40 anos. As mulheres são as mais afetadas pela doença.
Para alertar sobre estes e outros fatos relacionados à Esclerose, o Serviço de Neurologia do Hospital Santa Isabel, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e médicos residentes realizam uma ação de orientação à comunidade no dia 20 de setembro, em frente ao Teatro Carlos Gomes.
Entre as atividades programadas, está a distribuição de panfletos para a população contendo informações sobre a Esclerose Múltipla e a troca de informações com a comunidade. A ação inicia às 10h e segue até o meio-dia.
Às 19h, no auditório localizado no Bloco J da FURB (Universidade Regional de Blumenau), os neurologistas Fábio Siquineli e Marcos Vinicius Gonçalves realizam uma palestra científica sobre a doença.
É importante salientar que a Esclerose Múltipla não tem cura, mas há tratamento. No Brasil, ele é custeado pelo governo, dentro do programa de Esclerose Múltipla. Em Blumenau, pacientes da rede pública contam com o auxílio do Grupo de Atenção ao Paciente com Esclerose Múltipla que atende no Ambulatório de Neurologia, na FURB.


O telefone para contato é 3321.0919.

Sintomas da Esclerose Múltipla
Perda de visão;
Visão dupla;
Rigidez;
Fraqueza;
Falta de equilíbrio;
Dormência;
Dor;
Problemas no controle da bexiga e intestinos;
Fadiga, entre outros.

Diagnóstico da Esclerose Múltipla
O diagnóstico deve ser realizado o mais precocemente possível, por intermédio de um exame clínico neurológico e de Ressonância Magnética Nuclear do crânio e da coluna.

Outras informações
Dr. Fábio Siquineli, Neurologista
Cel.: Tel. Consultório: 47 3037.2442
Sociedade Divina Providência Hospital Santa Isabel


Rua Floriano Peixoto, 300 - Centro - Blumenau - SC Fone: (47) 3321-1000

Nenhum comentário: