terça-feira, 13 de setembro de 2011

Família doa órgãos de rapaz morto em acidente em Gaspar. Hoje SC é líder nacional no ranking de doadores.

Família doa órgãos de rapaz morto em acidente em Gaspar. Hoje SC é líder nacional no ranking de doadores.


*
Um acidente de trânsito tirou a vida de Gustavo Weschenfelder. O jovem de 15 anos estava há uma semana internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC), em estado grave. No sábado, 10 de setembro, o diagnóstico de morte encefálica confirmou o que a família receava, o falecimento do garoto.

Em meio a dor da perda do filho, o pai e a mãe do rapaz tiveram força para dizer sim para a vida. Eles aceitaram doar os órgãos de Gustavo. O fígado, os rins e as córneas serão a esperança de uma vida melhor de até cinco receptores que esperam um transplante. Um deles é uma jovem de 18 anos. Ela recebeu o fígado doado. Os rins vão beneficiar dois jovens gaúchos. E as córneas foram encaminhadas à SC Transplantes.

A solidariedade de pessoas como os familiares de Gustavo tornaram Santa Catarina o estado líder nacional do ranking de doadores por milhão de população. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes, publicado pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes), no primeiro semestre deste ano o Estado atingiu a marca de 26 doadores para cada milhão de pessoas (pmp).

É a primeira vez que um estado brasileiro alcança esse resultado. O índice histórico reflete o bom trabalho que os profissionais da saúde realizam nesta área, de doação e transplante de órgãos.
Um bom exemplo é a equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital Santa Isabel, de Blumenau. A instituição é a única que capta órgãos na cidade.
Em parceria com a SC Transplantes, sob a coordenação do Ministério da Saúde, a experiência adquirida pelo Santa Isabel em praticamente 30 anos realizando transplantes está sendo dividida com outros profissionais formados e em formação na área da saúde. Por intermédio do Ciclo de Palestras: Doação de Órgãos e Transplantes, estudantes e profissionais da saúde têm a oportunidade de compreender melhor o processo de doação e transplante de órgãos. A atividade faz parte das ações de mobilização e incentivo à doação de órgãos, e de comemoração do Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado dia 27 de setembro.
A abertura do Ciclo de Palestras ocorreu na FURB (Universidade Regional de Blumenau), no dia 29 de agosto. Até o dia 29 de setembro a Doação de Órgãos e Transplantes será tema de encontros no Cedup Hermann Hering, na Uniasselvi, no Hospital Misericórdia, no CTS e no Hospital Santa Catarina.

E no dia 27 será celebrada a tradicional Missa dos Transplantados, em comemoração aos nove anos da realização do primeiro Transplante Hepático no Hospital Santa Isabel. Será às 15 horas, no pátio do colégio Sagrada Família.
Programação
Ciclo de Palestras: Doação de Órgãos e Transplantes
29 de agosto - Local: Auditório do Bloco J da Furb Horário: 15h30
15 de setembro - Local: Uniasselvi Horário: 20h40
28 de setembro - Local: Centro de Estudos do Hospital Misericórdia Horário: 14h
Local: Auditório do CTS (Centro Técnico da Saúde) Horário: 19h
29 de setembro Local: Auditório do Hospital Santa Catarina Horário: 14h
Missa dos Transplantados 27 de setembro Local: pátio do colégio Sagrada Família Horário: 15h
*
Sociedade Divina Providência Hospital Santa Isabel Rua Floriano Peixoto, 300 - Centro - Blumenau - SC Fone: (47) 3321-1000

Um comentário:

A Wild Garden disse...

Parabéns e que Deus abençoe a família deste garoto. Nestas horas é que se vê quem realmente tem fé e acrediat na vida!