segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Blumenau inicia Projeto "BIKE SEGURA" junto com a Polícia Militar. O projeto utiliza-se de um banco de dados nacional, no site www.bikeregistrada.com.br onde os proprietários realizam os cadastros de suas bicicletas, para facilitar a identificação por um terceiro e pelos órgãos de segurança em caso de roubo ou furto.

Blumenau inicia Projeto "BIKE SEGURA" junto com a Polícia Militar. 
O projeto utiliza-se de um banco de dados nacional, no site www.bikeregistrada.com.br onde os proprietários realizam os cadastros de suas bicicletas, para facilitar a identificação por um terceiro e pelos órgãos de segurança em caso de roubo ou furto.
Quando a consulta for realizada, o aplicativo acusará o alerta de furto/roubo ativo, fornecerá telefone de contato, e-mail, e também a possibilidade de mandar mensagem direta ao proprietário.
Foto Polícia Militar de Blumenau 

Na manhã do último sábado dia 16/01/2016, foi oficializado o início do projeto Bike Segura, no auditório do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Blumenau, com a presença de um dos fundadores do aplicativo Bike Registrada, Marcos Samarone Cordeiro, vindo de Brasília/DF.
O projeto utiliza-se de um banco de dados nacional, no site www.bikeregistrada.com.br onde os proprietários realizam os cadastros de suas bicicletas, para facilitar a identificação por um terceiro.
Após o registro, tanto lojistas, cidadãos envolvidos em negociações de bicicletas, bem como os órgãos de segurança pública, podem checar a propriedade pelo uso de um aplicativo de smartphone, disponível para Android e IoS, de forma gratuita.
 Foto Polícia Militar de Blumenau 

Para a Polícia Militar, a vantagem é a possibilidade de consultar bicicletas envolvidas em abordagens policiais, pois quando um proprietário é furtado ou roubado, é possível lançar um alerta.
Quando a consulta for realizada, o aplicativo acusará o alerta de furto/roubo ativo, fornecerá telefone de contato, e-mail, e também a possibilidade de mandar mensagem direta ao proprietário.
Assim, existirá a possibilidade de comprovar a flagrância pelo crime de receptação, e em alguns casos também de furto/roubo.
A formalização dos crimes junto à PMSC e PCSC, quando um cidadão for vítima de furto/roubo, não é nem deve ser dispensada, pois é a forma oficial de informar às autoridades.
A vantagem do aplicativo, é que o policial poderá identificar de imediato que tal bem está sendo procurado, e em seguida, de posse do nome do real proprietário, buscar nos sistemas informatizados disponíveis por registros de boletins de ocorrência, para em seguida confirmar a situação de flagrância.
Ações de divulgação estão sendo realizadas junto ao público de ciclistas, e também de lojas especializadas.
Foto Polícia Militar de Blumenau 

Existe também a opção de compra pelos proprietários de um selo metálico que é colado no quadro da bicicleta.
Até o mês de setembro de 2015, mais de 100 bicicletas já foram recuperadas com o uso do banco de dados nacional.
O projeto iniciado no Distrito Federal, já é amplamente utilizado pela PMDF, e em Santa Catarina já está em andamento no 4º BPM, na cidade de Florianópolis, e passou agora a ser utilizado também pelas unidades de Porto União e Brusque.

Gostou do projeto? Então COMPARTILHE a publicação auxiliando na divulgação!

Nenhum comentário: