quinta-feira, 19 de abril de 2012

Blumenau é considerada a melhor cidade para se viver. E agora Blumenau é destaque nacional na geração de empregos.

Blumenau é considerada a melhor cidade para se viver. E agora Blumenau é destaque nacional na geração de empregos.


Foto de Jaime Batista da Silva

Cidade aparece em 13ª lugar entre as cidades do país que is criaram empregos durante o primeiro trimestre de 2012. 
Blumenau é destaque nacional na geração de empregos durante o primeiro trimestre do ano. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a cidade aparece em 13º lugar dentre as cidades que mais criaram novas frentes de trabalho no País - neste período do ano. 
Das 10 primeiras colocadas (ver tabela), oito são Capitais. Já Campinas – tem população acima de 1 milhão e Franca, também no Interior de São Paulo, cerca de 400 mil habitantes. 
Na análise de Sylvio Zimmermann Neto, diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec, argumenta que são fatores relevantes a infraestrutura econômica da cidade, o dinamismo da indústria do comércio e do setor de serviços – para que Blumenau tenha o expressivo desempenho. Além disso, ele destaca o aproveitamento que o trabalhador faz das possibilidades de qualificação.
No período, Blumenau gerou 4.918 novas vagas e ficou à frente de tradicionais cidades, como Joinville (14º), Ribeirão Preto (17º) e Uberlância (15º). O setor da indústria de transformação impulsiona as contratações em Blumenau. Nesta área foram gerados 1.918 novos empregos nos três primeiros meses do ano. A área de prestação de serviços também mostra sua força, com 890 e construção civil, com 387 novas vagas no mercado de trabalho.
*
Cidades que mais criaram empregos no Brasil neste 1º trimestre:
CIDADE   -  SALDO DE VAGAS

São Paulo  47.974

Rio de Janeiro 16.733

Belo Horizonte 16.286

Curitiba  12.546

Brasília  11.044

Goiânia  9.558

Franca 7.399

Campinas 5.484

Recife  5.400

Salvador 5,375

Santa Cruz do Sul  5.178

Porto Alegre  5.177

13º lugar: BLUMENAU   -  4.918

Joinville  4.463

Uberlândia 4.299

Maringá  4.298
Ribeirão Preto 4.081
*
Fonte: Sylvio Zimmermann Neto, diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec (3323-6709 ) Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

13 comentários:

Anônimo disse...

Isso ae, vamo divulgando pro Brasil inteiro que Blumenau é a melhor cidade pra se viver, que é a melhor do mundo, que dentro de alguns anos vai ter mais ladrões vindo de fora do que como ta atualmente ;)

Anônimo disse...

Isso mesmo... que venham mais bandidos prta cá... principalmente na construção civil...
e nada de investirem em segurança, saúde...

Anônimo disse...

Isso ai... que venham mais bandidos prta cá... principalmente na construção civil.. e investir mais em segurança e saúde, nada!!!

Anônimo disse...

É isso concordo com o 2o. comentario, Curitiba ja esta virando SP, espero que não aconteça o mesmo em Blumenau, ja chega que no oktober a cidade vira um lixo
EDUZÃO

Anônimo disse...

O que a pesquisa não contempla é que: os empregos ofertados não são os que exigem grande qualificação, na verdade é mão de obra de baixa qualificação e de baixa remuneração. Outra coisa que também foi encoberta é que são empregos que em sua grande maioria foram abandonados por ocasião da virada do ano, pessoas de baixa qualificação que voltaram para suas cidades natais.
Blumenau está longe de ser um pólo tecnológico que nem o montado em Florianópolis, onde só no ano passado 6 pequenas empresas faturaram mais de 1 bilhão de reais.
Vale salientar que a principal escola da formação universitária da região (seus dirigentes) emprega uma política que incentiva que seus professores procurem outros meios alternativos de sobrevivência. Professores da UFSC têm estabilidade, incentivo e tempo para orientarem futuros empresários em áreas tecnológicas.
Professores de uma determinada universidade de Blumenau por não receberem incentivo e por terem uma carga excessiva de trabalho em sala de aula apenas contam tempo para uma aposentadoria miserável.
Escutei isso de um professor universitário concursado prestes a se aposentar que dá aulas também em escola de segundo grau para poder complementar a renda. Vamos dar nome aos bois: FURB.
Outra coisa que também me confidenciou: É muito melhor e mais seguro ser funcionário do que ser professor. Não seria uma inversão dos valores?
Principalmente: quem fez a pesquisa? como foi feita a pesquisa? qual região da cidade foi feita a pesquisa? Alguém dos que aqui leram o blog foi entrevistado?
Caso não saibam Blumenau está na categoria de cidade varejista, há muito que deixou de ser uma cidade produtora, suas indústrias não são competitivas e são de baixo valor agregado; possuem sim uma grande valor mobilizado. Há quem duvide do sucesso dos outros shoppings recém instalados. Há também quem sugira que a rua XV mude seu nome para rua 1,99.
Blumenau tem sim uns poucos que vivem muito bem,... de resto somos tão incompetentes que nem um time decente de futebol conseguimos ter.

mrc_bnu disse...

e tem mais, a pesquisa não contempla tambem o stress das pessoas que conseguem esses inumeros empregos, de chegarem a esses empregos, se vai de carro, coitado filas interminaveis, se vai de onibus, caro pra kct.Economicamente, já foi ultrapassado por Itajai; pra fazer um viaduto simples, levasse anos; no trevo da Mafisa, um elevado inutil, não resolveu nada; se que em uma balada descente, tem que ir pra BC; em Itapema, shows nacionais (descentes) de graça, Blumenau nem pagando tem; vereadores que aumento seus salarios na surdina (se comentar e denunciar em redes sociais, pode ser processado), se for emumerar motivos pra não ser 1º em qualidade de vida, fico o dia interio aqui postando....

Anônimo disse...

cara, com esse ultimo comentário eu ate desanimei pra ir. tenho duas amigas que moram em Blumenau e sempre falam que é ótimo de se morar eu já estava planejando mesmo antes de sair essa pesquisa e agora acho que nao vou.

Anônimo disse...

Colega, antes de desistir faça uma pesquisa pessoalmente, talvez este camarada que fez todos estes comentários, seja um frustado!Nunca desisya de seus sonhos!

Unknown disse...

Concordo com o comentário sobre Curitiba, pois moro em Curitiba e estou querendo me mandar, pois ta enchendo de paulista e de bandidos, desmataram tudo na cidade, encheram de predios e carros, por falar em carros, só tem carro com placa de SP.
E o clima ta ficando uma droga, ta mais quente e desregulado, provavelmente por causa do crescimento.
Ctba ta assim pq ficavam falando que a cidade era uma maravilha e tal, agora ta uma SP em miniatura.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário sobre Curitiba, pois moro em Curitiba e estou querendo me mandar, pois ta enchendo de paulista e de bandidos, desmataram tudo na cidade, encheram de predios e carros, por falar em carros, só tem carro com placa de SP.
E o clima ta ficando uma droga, ta mais quente e desregulado, provavelmente por causa do crescimento.
Ctba ta assim pq ficavam falando que a cidade era uma maravilha e tal, agora ta uma SP em miniatura.

Anônimo disse...

dono do blog , me responda por favor: qual o bairro mais barato pra se morar, isto é, onde se acha quitinetes baratas ou casas simples mesmo pra morar. Consegui um emprego aí em Blu e tou querendo ir. O aluguel é muito caro para operários aí?

Anônimo disse...

Eu fico estarrecido quando ouço pessoas falarem que adoram Blumenau -- o que está implícito morar e viver aqui.

Não vou negar os fatos. A cidade é limpa, segura, tem uma oferta de empregos considerável, aluguel, suportável, mas... o povo daqui. Arghhhhh!

Tem o forte regionalismo. Os blumenauenses se apregoam "donos da verdade". Que verdade? rsrs.

São arbitrários -- autoritários -- "frios" (abaixo da crítica) -- mal educados (já viram como os clientes são tratados nos estabelecimentos comerciais?)

Como os motoristas de ônibus dirigem? como as pessoas que te conhecem te ignoram em lugares públicos? (?!) a comunicação distante, desprovida de afetividade? Sofrível... Os relacionamentos interpessoais burocratizados e distanciados.

Um isolamento e uma fria neutralidade, indiferença e ausência de bom humor que pode ser observável na maioria das relações interpessoais. Isto chega a indignar em muitas situações.

Um individualismo extremado -- um culto ao que se parece e não ao que se é (?) uma empáfia...

Ausência de relacionamentos genuínos, verdadeiramente, humanos, amigos. O desprezo à emoção, o apego ao formalismo dificulta a aproximação entre as pessoas...

Um ambiente social em que a acentuada disciplina e normatização, embrutece os contatos... Isto tende a sufocar os espaços criativos e as oportunidades de expressão da subjetividade humana...

O extremo apego à noção de ordem e organização, o constante desejo de regramento, institucionalização e controle geram a impressão desconfortável de que somos controlados, o tempo todo, por uma estrutura invisível, como se fôssemos suspeitos de algo e tivéssemos que comprovar, de antemão, que nós, os brasileiros de outras regiões, não somos “maus”, bandidos, imorais,“preguiçosos” ou “indisciplinados”.

Obviamente, Blumenau já tem seus argumentos idiossincráticos -- institucionalizados, para explicar seu jeito de ser: a cultura "alemã".

Por fim é isto.

Blumenau contém a "Visão em Paralaxe", do filósofo esloveno Slavoj Zizek, que exemplifica com propriedade como é Blumenau: a partir da noção de paralaxe – um efeito de aparente deslocamento do objeto observado devido à modificação na posição do observador.

A noção de lacuna paraláctica é a chave que nos permite discernir seu núcleo subversivo. Nas cidades brasileiras, enfrentamos um paradoxo básico: enquanto muitas praticam, espontaneamente, a dialética materialista, em termos filosóficos muitas delas oscilam entre o materialismo mecânico e o obscurantismo idealista (Blumenau).

É essa lacuna paraláctica que também explica as duas dimensões irredutíveis da modernidade: a “política” é a lógica da dominação, do controle regulador (“biopolítica”, “mundo administrado”); a “econômica” é a lógica da integração incessante do excedente, da “desterritorialização” constante.

A resistência à dominação política refere-se ao elemento “supranumerário”, que não pode ser explicado nos termos da ordem política; mas, como formular a resistência à lógica econômica da reprodução-pelo-excesso? (não podemos esquecer que esse excesso é estritamente correlato ao próprio excesso de poder, além, de sua função representativa “oficial”.)

Pois é. Peguei pesado? Peguei, não é? Sinto muito. Tenho amigos alemães (que vivem, na Alemanha) que são muito mais flexíveis, amigos, alegres, solidários do que os alemães (?!) de Blumenau.

Talvez, este meu olhar tão crítico e por vezes preconceituoso seja pelo fato de eu ter vivido em lugares mais liberais, democráticos, expansivos, lúdicos, bem humorados.

Blumenau é para se trabalhar... trabalhar e deu! rsrs.

Reinaldo Müller

lin disse...

Caro Reinaldo e leitores deste blog

Talvez ninguém que tenha escrito comentários aqui, tenha lido o do nosso amigo Reinaldo. Não houve debate...
Me deparei com esta explanação num momento em que estou para me mudar de meu estado
para outro (a pesquisar). Tenho amigos que moram no Sul e coincidentemente Blumenau.
Esta explicação do amigo acima retrata fielmente a característica antropológica do "Sulista". Suas cidades têm um invejável desenvolvimento sócio econômico, índices admiráveis de sustentabilidade etc.
Estou interessado em morar no Sul, mas a minha opinião referente a este estado se encaixa a do amigo Reinaldo. Fico estarrecido em certos momentos, pois quando vou ai, me sinto um pouco "invasor", sensação esta passada pela maioria das pessoas que moram em Blumenau, e esta sensação não me é passada em outros lugares do país.
Olha que, sem querer me exaltar, possuo condições para investir em qualquer lugar do Brasil. Sou Mineiro e o povo daqui é bem acolhedor, mas para falar a verdade, não me importo em viver uma vida social restrita. Mas o comportamento de algumas pessoas dai, fogem muito do padrão do brasileiro e acho que para abraçar um lugar é preciso de outras mãos para completar o ato.
É como diz o Reinaldo: Trabalhar e só.