sexta-feira, 3 de julho de 2015

Atenção moradores da comunidade da Rua Araranguá em Blumenau. Neste sábado haverá um SIMULADO de DESLIZAMENTO. A Defesa Civil de Blumenau vai fazer este simulado com a comunidade. Então não se assustem com a movimentação de Bombeiros, Samu, Polícia, Prefeitura, voluntários e até de um helicóptero dos bombeiros para resgates.

Atenção moradores da comunidade da Rua Araranguá em Blumenau. Neste sábado haverá um SIMULADO de DESLIZAMENTO. A Defesa Civil de Blumenau vai fazer este simulado com a comunidade. Então não se assustem com a movimentação de Bombeiros, Samu, Polícia, Prefeitura, voluntários e até de um helicóptero dos bombeiros para resgates.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime) Foto simulado no bairro da Velha.

Blumenau se mobiliza para o simulado de deslizamento neste sábado.

Diversos setores do município, incluindo a participação de secretarias municipais, exército e Corpo de Bombeiro, participam neste sábado, dia 4, do simulado de deslizamento com a comunidade da rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco. Aproximadamente 45 famílias vão participar do evento com a concentração dos trabalhos na Igreja Santa Luzia. As atividades iniciam às 6h com uma mensagem de alerta emitida pelo AlertaBlu através de SMS aos moradores, informando sobre uma intensa chuva no município. O alerta também solicita às famílias que saiam das residências e se desloquem para o abrigo mais próximo, na Comunidade Católica Santa Luzia.

Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime) Foto simulado no bairro da Velha.

Paralelamente, a equipe da Defesa Civil vai soar um alerta à comunidade com o apoio de veículos, anunciando o início das operações na região. A previsão é de que as famílias se agrupem até as 7h30 no abrigo, quando a Defesa Civil inicia o cadastramento dos moradores até as 8h30. A partir desta etapa inicial, a comunidade vai participar de palestras. O primeiro tema vai trabalhar as ações de prevenção e preparação da Secretaria de Estado da Defesa Civil em benefício de Blumenau, com o bombeiro militar e diretor de Prevenção, Mitigação e Preparação da Secretaria do Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Na oportunidade, o diretor de Geologia, Análise e Riscos Naturais, Maurício Pozzobon, vai palestrar sobre Os Riscos de Deslizamentos de Encostas: uma enquete da rua Araranguá. O objetivo é informar à população local sobre a situação geográfica da região. A comunidade também será contemplada com uma palestra sobre os níveis de alerta relacionados à condição do tempo com a chefe meteorologista do Sistema AlertaBlu, Fancine Gomes Sacco. A finalização do temas será com coordenadora dos Abrigos de Defesa Civil, Juliana Mary de Azevedo Ouriques, que vai falar exclusivamente sobre os abrigos temporários de Defesa Civil na cidade.

Salvamento
Paralelamente às palestras com a comunidade, serão realizadas atividades de vistoria pelos agentes de Defesa Civil com objetivo de localizar os pontos mais críticos com maior vulnerabilidade de deslizamento. Destaque especial para a simulação de soterramento com a participação de três vítimas e envolvimento direto do Corpo de Bombeiros. Segundo o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, uma das vítimas será resgatada por helicóptero e levada para o Hospital Santa Isabel.
O próximo passo será fazer o salvamento da segunda vítima, também de helicóptero, mas desta vez levada ao Hospital de Campanha, um estrutura montada pelo Samu no pátio da EBM Alice Thiele para os casos onde não é possível sair de uma determinada situação ou de algum local. "Vamos também contar um óbito no simulado, no qual será feito com a terceira vítima soterrada. 95% dos casos reais de soterramento contam com esse fato", diz Adriano.

Entre as secretarias que vão participar estão o Seterb, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) com a atuação de profissionais para auxiliar no cadastramento das famílias nos abrigos. Além disso, a participação da Semudes também vai envolver ajuda às pessoas envolvidas no simulado com a distribuição de colchões, alimentos e outros itens que garantam a manutenção da vida naquela situação.

Animais
A diretoria de Bem-Estar Animal também vai participar do simulado. Para o treinamento da equipe do Cepread, a atividade vai contar com cães e um cenário fictício, simulando um resgate real em situação de tragédia. A proposta é que todos os animais que estiverem em situação de risco em caso de enchente, enxurradas ou deslizamentos vão receber os cuidados necessários em um abrigo até poderem retornar para suas famílias ou local de origem. 
Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, Eliomar Russi, a ação é de extrema importância, uma vez que as famílias que possuem animais de estimação e que residem em área de risco também necessitam ir para os abrigos. "Os animais também precisam estar seguros, abrigados e alimentados enquanto persistir a calamidade pública em nosso município. Além disso, muitas pessoas que estão correndo risco de vida se recusam a sair de suas casas, pois não querem abandonar os animais", completa.

Assessor de Comunicação: Joni César 
Assessora de Comunicação: Franciele Back 

2 comentários:

Fernando Siqueira disse...

Nossa, achei bem interessante isso. Depois de tantas catástrofes de deslizamentos na região é mesmo preciso se precaver para situações futuras.

Anônimo disse...

E a situação da barragem de José Boiteux que está ocupada pelos índios?
Além dos deslizamentos também temos que nos preocupar com o nível dos rios, ou isso é irrelevante?