quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O problema da CARTEIRA DE TRABALHO EM BLUMENAU. A responsabilidade da confecção da Carteira de Trabalho é do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. A Praça do Cidadão está tentando apoiar no que pode mas não tem o retorno do Ministério do Trabalho. Veja o horário de atendimento e os documentos que você precisa para fazer a sua Carteira de Trabalho.

O problema da CARTEIRA DE TRABALHO EM BLUMENAU. 
A responsabilidade da confecção da Carteira de Trabalho é do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. A Praça do Cidadão está tentando apoiar no que pode mas não tem o retorno do Ministério do Trabalho. Veja o horário de atendimento e os documentos que você precisa para fazer a sua Carteira de Trabalho.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Sistema do Ministério de Trabalho compromete emissões de carteira.

Por conta de um problema relacionado ao sistema operacional do Ministério de Trabalho e Emprego, a Praça do Cidadão e a Intendência Distrital da Vila Itoupava suspenderam a abertura de protocolos para a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Com isso, o serviço está sendo ofertado apenas na Intendência Distrital do Garcia, localizada na rua Progresso, 167. O local oferece esse serviço de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h. 

O Intendente do Garcia, Maurício Goll, justifica o horário de atendimento ao destacar a descentralização de uma série de serviços que a intendência oferece. Desde que iniciou a emissão de carteiras, em 2013, foram mais de 8.200 documentos emitidos pela Intendência do Garcia. A Intendência da Vila Itoupava, por sua vez, está com a emissão do documento suspensa em virtude de problemas técnicos.

Na Praça do Cidadão, o diretor Jairo dos Santos explica que o problema no sistema no local está sendo ocasionado pela falta da senha de acesso e do leitor óptico, aparelho necessário para coletar impressões digitais para a confecção das carteiras. Apesar dos constantes pedidos e do comprometimento da Prefeitura Municipal, a senha e o equipamento não foram liberados pelo Ministério do Trabalho. Por conta disso, o serviço encontra-se paralisado temporariamente na Praça do Cidadão.

Ainda de acordo com Jairo, um pedido oficial reivindicando melhorias no serviço foi enviado em outubro de 2015 à Gerência Regional de Trabalho e Emprego em Blumenau, buscando trazer um melhor atendimento aos blumenauenses, mas não obteve retorno. "Nós entendemos a posição da população e buscamos a compreensão de todos", comenta Jairo. "Garanto que estamos tentando de tudo para atender a todos com qualidade. Oferecemos espaço, servidores, treinamento e agilizamos o processo, mas precisamos da cooperação da Gerência". 

Competência do Governo Federal
A emissão de carteiras de trabalho é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal. Entretanto, para facilitar o acesso do cidadão ao serviço, a Prefeitura firmou uma parceria para poder realizar a abertura de processos para emissão do documento nas Intendências Distritais e na Praça do Cidadão. Além disso, com a interdição do prédio do Ministério do Trabalho em Blumenau, a Administração Municipal também cedeu espaço para que a Gerência Regional de Trabalho e Emprego mantivesse o atendimento aos cidadãos. Com as dificuldades enfrentadas no sistema utilizado para emissão do documento e por falta de equipamentos, a abertura de processos só está sendo realizada na Intendência do Garcia.

Documentos necessários
- Identidade original e cópia (Carteira Nacional de Habilitação não é aceita como identificação para Carteiras de Trabalho);
- CPF original e cópia;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de Eleitor (caso tenha);
- Comprovante de residência;
- Número de telefone de Blumenau;
- Foto tamanho 3x4 recente;
- Para solicitar 2ª via da Carteira de Trabalho é necessário levar todos os documentos exigidos para emissão da 1ª via mais a Carteira de Trabalho anterior (em caso de inutilização ou continuidade) ou o Boletim de Ocorrência (em caso de perda ou extravio).

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jaime, novamente vc tá passando informação incorreta no seu blog: 1º: nosso horário de atendimento é de SEGUNDA A QUINTA-FEIRA, das 08h:00 às 10h:00 e á tarde das 13h:00 às 15h:00 com vinte senhas para cada período. 2º: a relação de documentos está errada. Informe o seguinte: para a 1ª via da CTPS é necessário certidão de nascimento ou casamento, original e em bom estado, carteira de identidade e CPF original e em bom estado, titulo de eleitor para maiores de 18 anos, comprovante de endereço com CEP legível, nº telefone para contato de Blumenau; para a 2ª vias: os mesmos documentos da 1ª via e mais a carteira de trabalho anterior ou em caso de roubo/perda/extravio trazer boletim de ocorrência, número e série da carteira perdida. Não é necessário foto. Vc tem que atualizar as informçoes antes de publicar no seu blog. Informações vc pode ligar para fone da Intendência 3381-7495, com Joceli, Jaime ou Samantha. Grata.

Anônimo disse...

Uma vergonha e descaso com a população.

Anônimo disse...

Uma vergonha e descaso com a população.