segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Começa em Blumenau os Jogos Estudantis da Primavera em sua 37ª edição.

Começa em Blumenau os Jogos Estudantis da Primavera em sua 37ª edição. Foto divulgação FMD.
Emoção dos atletas de 1960 marca abertura dos Jogos da Primavera

Com a participação especial dos atletas blumenauenses que participaram da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, foi aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira, dia 27 de setembro, a 37ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau – a maior competição escolar de Santa Catarina, nas dependências do Galegão.
As disputas ocorrerão até dia 8 de outubro, exceto no dia 3, em razão das Eleições, com a participação de 68 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, com um total de 7.500 alunos/atletas, com idades entre 7 e 17 anos. O evento é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretária Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Desportos. Tem como apoiadores: Blucredi, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Samae, Furb, 10º Batalhão de Policia Militar, Associação Atlética Banco do Brasil e Associação Artex.
*
A cerimônia
A cerimônia abriu com o desfile dos alunos das 68 escolas participantes. Na sequência, houve a execução do hino nacional, a apresentação de dança do grupo Base B, da Escola Barão do Rio Branco, e os pronunciamentos do representante da Secretaria de Educação, Ivo Bilardt; do presidente da Fundação Municipal de Desportos, Sérgio Galdino e do prefeito João Paulo Kleinübing, abrindo oficialmente a competição.
No momento mais emocionante e aplaudido da cerimônia de abertura, 12 atletas que participaram da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina fizeram a condução da pira olímpica, até a chegada nas mãos da atleta de voleibol e tênis de mesa Carolina Gabriel, de 17 anos, que participará de sua última edição de Jogos da Primavera, pelo Colégio Bom Jesus Santo Antônio. Após atravessar o corredor humano com os atletas pioneiros, a pira chegou às mãos do pequeno Gustavo Thoaldo Silva, estreante na competição, na modalidade de ginástica artística, vestindo a camisa da Escola Básica Municipal Machado de Assis.
O juramento do atleta foi feito por Amanda Mera Scherer, da EBM Oscar Unbehaun. Amanda participa da competição desde 2008, nas modalidades de atletismo e xadrez. Neste ano foi bronze no arremesso de peso nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizada em Fortaleza, no Ceará.
A solenidade de abertura encerrou com uma nova apresentação de dança do grupo Millenium.
*
Primeiras medalhas no judô
As primeiras medalhas, das 2.082 que serão distribuídas na competição, sairão no judô, nesta terça-feira, no ginásio do SESI. Também começam as disputas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol.
Os Jogos da Primavera contará com 14 modalidades distribuídas em quatro categorias (masculino e feminino): pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. A novidade deste ano é a inclusão da categoria juvenil no futsal feminino. O xadrez é a modalidade que terá o maior número de atletas inscritos: 1.100. Atletismo, com 800, e tênis de mesa, com 700 atletas, são as outras duas com maior número de participações.
*
Fonte: Beatriz Zipf (Coordenadora dos Jogos da Primavera) – Telefone: (47) 9927-9939
Assessor de Comunicação da FMD: Giovani Vitória

Um comentário:

Anônimo disse...

Única coisa que ainda funciona na FME , de Blumenau é os jogos da primavera, porque o resto esta uma fiasqueira.