segunda-feira, 21 de maio de 2012

Blumenau cedia o 1º Curso de Sommelier de Cervejas de Santa Catarina. Mais de 60 cervejas para degustação durante o curso. São apenas 60 vagas. Inscrição até dia 30 de maio.

Blumenau cedia o 1º Curso de Sommelier de Cervejas de Santa Catarina. Mais de 60 cervejas para degustação durante o curso. São apenas 60 vagas. Inscrição até dia 30 de maio.
O curso começa em Junho e segue até Setembro de 2012. (duração 4 meses).
Local: Cervejaria Bier Vila - Parque Vila Germânica - Blumenau-SC.


Blumenau é a capital nacional da cerveja. Nada mais justo que a cidade receba pela primeira vez em Santa Catarina o curso de formação de sommelier de cerveja. A iniciativa é do Empório Vila Germânica, organizador também do Festival Brasileiro da Cerveja, com o apoio da Cervejaria Bier Vila. As aulas acontecerão durante um final de semana por mês durante junho, julho, agosto e setembro no Espaço Vila, segundo andar da Cervejaria Bier Vila. São apenas 60 vagas.

O curso tem a chancela da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e da Association de la Sommellerie Internacionale (ASI). O coordenador é Estácio Rodrigues, sommelier formado pela Associazione Italiana Sommelier (Milão). Os professores serão Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira, mestres-cervejeiros e sommeliers de cerveja reconhecidos internacionalmente. A coordenação local é do sommelier de cerveja e empresário Julio Cesar Machado Jr.

O curso tem uma carga horária de 66 horas/aula de caráter prático. Segundo Estácio, o curso é um diferencial importante na carreira dos profissionais das áreas relacionadas ao universo da bebida, especialmente neste momento em que o mercado vem se expandindo em larga escala no Brasil, sobretudo no que se refere às cervejas especiais.

As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 30 de maio. As vagas são limitadas. O contato para inscrições e mais informações é cursos@teckelbier.com.br ou (47) 9981-2983, com Rubens Deeke.

Alguns destaques do programa
O conteúdo programado do curso envolve desde aspectos teóricos como a história da cerveja, legislação da bebida e marketing de cerveja até aspectos práticos como o modo de servir, técnicas de harmonização e análise sensorial. São cerca de dezesseis cervejas degustadas a cada final de semana de curso.

Um dos destaques do curso é o módulo de off flavor (defeitos sensoriais). Os participantes aprenderão a perceber alguns dos principais defeitos que podem estar presentes em uma cerveja, a partir de cápsulas Flavor Active importadas da Alemanha.

Os integrantes que passarem pelas duas provas teóricas, uma prova prática e pelo trabalho de conclusão recebem o certificado como Sommelier de Cervejas pela ABS-SP/ASI.

Sobre os professores
Kathia Zanatta é engenheira de alimentos, pós-graduada em Gestão Industrial. É Biersommelière pela Doemens Academy (Alemanha) e mestre cervejeira pelo Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha). Com experiências profissionais nas cervejarias Paulaner (de Munich) e Schincariol (Itu), é degustadora oficial do World Beer Cup (EUA) e do European Beer Star (Alemanha) desde 2008.

Alfredo Ferreira é mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha) e tem quatorze anos de experiência na área de bebidas, incluindo processo de fabricação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e sistemas de qualidade em cervejas. É degustador oficial do World Beer Cup (EUA) e do European Beer Star (Alemanha). No currículo acadêmico é formado em Química e pós-graduado em Gestão Empresarial.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa – Bier Vila  http://biervila.wordpress.com/
Valmr Antonio Zanetti  Administrador Grupo EVG
55 47 3329-0003 ou 55 47 9973-0737 www.emporiovilagermanica.com.br

Nenhum comentário: