segunda-feira, 28 de maio de 2012

Praça do Estudante será revitalizada após construção da Estação Elevatória de Esgoto da Foz do Brasil.

Praça do Estudante será revitalizada após construção da Estação Elevatória de Esgoto da Foz do Brasil.
Foto de Jaime Batista da Silva

Veja abaixo como irá ficar a Nova Praça do Estudante em Blumenau.
A Foz do Brasil está trabalhando na obra da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na Praça do Estudante, no Bairro Vila Nova. O projeto prevê a ocupação de apenas 3% do local. Os trabalhos fazem parte do processo de instalação da rede de saneamento básico da cidade e irá bombear até 250 litros por segundo de esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza. Cerca de 100 mil habitantes dos bairros Velha, Vila Nova, Itoupava Seca e Boa Vista devem ser atendidos por este serviço.
“Temos preocupações que vão além do tratamento de esgoto. Elas se estendem para a saúde, qualidade de vida da população e desenvolvimento econômico do município”, reforça o diretor de operações da Foz do Brasil, Antônio Carlos Brandão de Alencar. A previsão é que o equipamento já esteja funcionando a partir de agosto. Esta obra faz parte do programa de saneamento do município que vai ampliar a cobertura da rede de esgoto em Blumenau de 7% para 40% até o final de 2012.
*
Projeto contempla revitalização da Praça do Estudante
Além da construção da EEE-Praça do Estudante, a Foz do Brasil irá proporcionar aos moradores do entorno mais um benefício. A praça será totalmente revitalizada após a instalação da Estação. O projeto prevê a construção de um jardim vertical. A estrutura será revestida com chapas verticais em aço com espaçamentos que serão preenchidos com vegetação, criando o espaço verde. Em volta serão feitos canteiros e estão previstos locais para a circulação de pessoas. A área de 3,2 mil metros quadrados contará ainda com bancos e muretas construídos com pedra dinamitada.
As árvores que estão no local serão preservadas e novas serão plantadas. “Queremos criar um paisagismo coerente e intimamente ligado com nossa região. Serão colocadas espécies nativas ornamentais, como pau-ferro, quaresmeira, ipê e frutíferas como a pitangueira e a amora arbustiva”, explica o autor do projeto, Thiago Mondini. A iluminação do ambiente será feita com lâmpadas de LED que visam reduzir o consumo de energia e o espaço terá ainda um playground para diversão das crianças e equipamentos para lazer ao ar livre.
Para o secretário municipal de Planejamento, Walfredo Balistieri, a revitalização é uma melhoria para os moradores assim como a implantação da rede de esgoto na região. “Com o projeto de revitalização transformamos a intervenção daquela área num benefício para a comunidade. Esta praça temática traz para a comunidade esclarecimentos sobre o que é o tratamento de esgoto e informações importantes sobre o cuidado com o meio ambiente”, relata o secretário. “Sabemos que a Estação Elevatória irá beneficiar cerca de cem mil habitantes, já a revitalização da praça trará um benefício para toda a população. Com certeza centenas de blumenauenses vão poder usufruir deste presente que a cidade está ganhando”, completa o diretor de operações da Foz do Brasil, Antônio Carlos Brandão de Alencar.
*
Foz do Brasil
A Foz do Brasil chegou a Blumenau para ajudar o município a solucionar a questão da falta de saneamento. A empresa da Organização Odebrecht visa promover soluções ambientais para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida, aliando capacidade de gestão, investimento e tecnologia de ponta. Estamos trabalhando para aumentar para aumentar de 7% para 40% a cobertura da rede de saneamento até o final de 2012. O compromisso da Foz com a cidade é investir mais de R$ 320 milhões que refletirão em mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.
*
Foz do Brasil
Agência de Atendimento - unidade Blumenau
Rua: Amadeu da Luz, 31 – Centro Telefone: (47) 3036-8980
SAC: 0800 771 0001

5 comentários:

Marcio Haskel disse...

Olá, Jaime, pelo o que eu vi no projeto não encontrei a estátua do estudante que simboliza o nome da praça, sabe me informar se ela irá permanecer?

Abraços!

Marcio Haskel disse...

Olá, Jaime, pelo o que eu vi no projeto não encontrei a estátua do estudante que simboliza o nome da praça, sabe me informar se ela irá permanecer?

Abraços!

Marcio Haskel disse...

Olá, Jaime, pelo o que eu vi no projeto não encontrei a estátua do estudante que simboliza o nome da praça, sabe me informar se ela irá permanecer?

Abraços!

Denis disse...

Olá Marcio, veja melhor pois existe uma sombra da estatua na parte de baixo da imagem. Abs

Anônimo disse...

E eu que sempre pensei que aquela estátua fosse a de um vendedor de jornais ou de alguém que estivesse apontando para algum disco voador.
Estudante é?