quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governador de SC anunciou em Blumenau o edital para compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento, novos policiais e novas viaturas.

Governador de SC anunciou em Blumenau o edital para compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento, novos policiais e novas viaturas. O governador também assinou o contrato de aluguel na nova sede do batalhão da PM em Blumenau.

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Câmera de Monitoramento em Blumenau)

O governador Raimundo Colombo participou, nesta quarta-feira, 23, de uma série de atos que vai garantir mais segurança à população da região de Blumenau. Durante solenidade no 10º Batalhão da Polícia Militar, foi feita a entrega de viaturas e o anúncio da incorporação de oficiais aos efetivos da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Colombo também assinou o edital para a compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento e o contrato de locação do prédio que vai servir de nova sede para o batalhão da Polícia Militar.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Também foram feitos investimentos no Instituto Geral de Perícias - IGP. O governo fez o repasse de cinco novas viaturas. Três veículos serão utilizados para serviços operacionais, um será destinado à perícia ambiental e uma caminhonete irá para o transporte de cadáveres. O instituto, que recentemente recebeu seis novos peritos, também conta com um laboratório de balística equipado com um microcomparador, o que tornou possível realizar, em Blumenau, serviços que antes precisavam ser encaminhados a Florianópolis.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba, destacou o trabalho que vem sendo feito no reforço do efetivo das unidades. Na Polícia Civil, houve o incremento de 15 novos policiais após a formatura de abril de 2011. Com as formaturas que irão ocorrer em agosto e outubro de 2012, a cidade e região de Blumenau serão contempladas com reforços no efetivo de 510 policiais civis, entre delegados, escrivães, psicólogos e agentes policiais.
Já na Polícia Militar, além do efetivo de 84 soldados que ingressaram na corporação em 2011 e no início deste ano, serão formados, a partir do mês de julho, 27 novos soldados que deverão permanecer lotados na própria cidade. A instituição também recebeu cinco viaturas para o trabalho ostensivo. Outros cinco veículos foram entregues à Delegacia Regional de Polícia.
No Corpo de Bombeiros, dos 250 novos soldados em formação em Santa Catarina, 39 alunos estão em curso no Batalhão de Bombeiro Militar de Blumenau. Após a conclusão, serão lotados para trabalhar na região.
Outro grande investimento foi a assinatura do edital que autoriza a compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos serão instalados na Central Regional de Emergência de Blumenau, que hoje já conta com 36 aparelhos em funcionamento na área central da cidade. As novas câmeras serão colocadas em bairros que concentram grande movimentação de pessoas e operações comerciais. Para o major Sérgio Maliceski, que trabalha na central, as câmeras tornam o trabalho mais ágil e eficiente. “É possível perceber que, além de aumentar a sensação de segurança, nos locais onde os equipamentos estão instalados conseguimos inibir a ação dos bandidos.”
Diariamente, a Central de Emergência atende em média 150 ocorrências. As câmeras flagram principalmente furtos, perturbações, consumo de drogas e ainda indicam a movimentações suspeitas. Os novos pontos de monitoramento representam um investimento de R$ 800 mil do Governo do Estado, além da contrapartida da prefeitura municipal de R$ 220 mil referente à contratação da empresa que fará a transmissão da imagem do ponto de monitoramento até a central.

Nenhum comentário: