sábado, 6 de novembro de 2010

Parque Municipal São Francisco de Assis reabre nesta segunda-feira, dia 8 de novembro.

Parque Municipal São Francisco de Assis reabre nesta segunda-feira, dia 8 de novembro.

O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, reabre nesta segunda-feira, dia 8. O agendamento para visitação pode ser realizado na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min, com a gerente do Parque, Eliete Crestani.
É importante ressaltar que as visitas serão monitoradas, com grupos de até 10 pessoas.
*
Entenda o que aconteceu no Parque Municipal São Francisco de Assis:
As intensas chuvas que assolaram o Vale do Itajaí em novembro de 2008 atingiram, também, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, ocasionando grandes deslizamentos, quedas e soterramentos de inúmeras árvores, além da obstrução de diversos trechos das trilhas.

Nos meses após a tragédia, a Faema realizou visitas técnicas e constatou que o solo do Parque cedeu devido ao avançado nível de saturação hídrica, resultado das fortes chuvas e da convergência das águas pluviais. Após dois anos da tragédia, de acordo com o parecer técnico da Diretoria de Geologia, o solo continua em movimento, ação associada ao processo natural integrado a dinâmica do ambiente. Por este motivo, a Faema abrirá o parque com algumas restrições.

As demais unidades de conservação:
A Faema conta com um projeto para as oito Unidades de Conservação (UC) do município, e sua execução iniciará em 2011, com a realização dos planos de manejo das UCs, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. O projeto também prevê a criação de centros de educação ambiental, voltados para atender a demanda das escolas, bem como a comunidade em geral.

Fonte: Eliete Crestani, gerente das Unidades de Conservação (3326-3733)

Nenhum comentário: