segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto Jica realiza o 2º Seminário para a troca de experiências e tecnologias em gestão de desastres.

Governo do Estado realiza 2º Seminário Jica para troca de experiências e tecnologias em gestão de desastres.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau e Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica - Fapesc, promove o 2º Seminário Jica para troca de experiências e tecnologias em gestão de desastres.
O evento ocorrerá, na quinta-feira (25), das 9h30 às 18h, no auditório Professor Milton Pompeu da Costa Ribeiro, sala J-102, campus 1, da Furb (Rua Antônio da Veiga, nº140 – Victor Konder/Blumenau).
O objetivo do evento é mostrar por meio de palestras os estudos relativos à prevenção de desastres. Ao longo do dia, sete assuntos serão abordados por especialistas da equipe Jica, Univali, Furb, UFSC e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável.
O seminário é aberto ao público.
Projeto Jica/SC - O projeto faz parte de um termo de cooperação assinado entre o Estado de Santa Catarina com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica para a realização de estudos preparatórios para o Projeto de Prevenção de Desastre e Medidas Mitigadoras para a Bacia do Rio Itajaí, com duração de 18 meses.

No início do mês de abril a equipe do Jica visitou a Bacia do Itajaí a fim de buscar soluções para os problemas decorrentes da catástrofe de novembro de 2008 no Vale do Itajaí. Técnicos especialistas de órgãos e entidades de Santa Catarina disponibilizaram os dados socioambientais da região para a equipe realizar o estudo.

Devido a este projeto foi criada a Comissão de Estudos Preparatórios – Bacia do Rio Itajaí – Comissão Jica, que fará o acompanhamento. A comissão, instalada nas dependências do Ciram/Epagri, no Centro Administrativo em Blumenau, é coordenada pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário Queiroz.

Jica – No mundo existem diversos grupos e organizações que realizam cooperação econômica com países em desenvolvimento, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento socioeconômico. Uma das ferramentas para tal fim é a Assistência Oficial ao Desenvolvimento – AOD. A Jica é o organismo japonês responsável por canalizar uma parte dos recursos destinados a AOD do Japão, mais precisamente aqueles referentes às doações bilaterais que podem ser por cooperação técnica ou cooperação via doações. O interesse do Jica pelo Brasil surgiu pelos laços de amizade entre os dois países e pelo fato de o Brasil estar em um estágio mais avançado em relação a outros países em desenvolvimento. O Jica tem como prioridade no Brasil o meio-ambiente para realização de projetos e intercâmbio tecnológico.

Programação
9h30 às 10h30 – Abertura
10h30 às 11h - Tema: Planejamento do Controle de Enchentes
Palestrante: Junichi Fukuwatari – Equipe Jica
11h às 11h30 - Tema: Enchentes em Itajaí – Análises Hidrológicas do Encontro dos Rios Itajaí-Açú e Mirim
Palestrante: João Luiz Carvalho – Univali
11h30 às 12h - Tema: Medidas Contra Escorregamentos
Palestrante: Mikihiro Mori – Equipe Jica
12h às 12h30 – Debate
12h30 às 14h – Almoço
14h às 14h30 - Tema: Plano de Recuperação da Mata Ciliar
Palestrante: Sheila Mafra Ghoddosi – Furb
14h30 às 15h - Tema: Técnicas de Reflorestamento e Mapeamento de Áreas de Risco Empregadas no Japão
Palestrante: Fernando Toppan Rabello – UFSC
15h às 15h30 - Tema: Qualificação das Políticas Públicas Catarinenses em Gestão de Recursos Hídricos e Prevenção: do Discurso à Ação
Palestrante: Flávio Rene Brea Victória – Diretor de Recursos Hídricos – SDS
15h30 às 16h – Intervalo café
16h30 às 17h - Tema: Fortalecimento do Sistema de Prevenção e Alarme de Enchentes
Palestrante: Minoru Ouchi – Equipe Jica
17h às 18h – Debate / Encerramento

Nenhum comentário: