terça-feira, 18 de setembro de 2012

Assembleia da Semana da Água terá atividades culturais e apresentações dos municípios do Vale do Itajaí

Assembleia da Semana da Água terá atividades culturais e apresentações dos municípios do Vale do Itajaí.

O Comitê do Itajaí realiza nesta quinta-feira, 20, a 28ª Assembleia Geral Extraordinária – Semana da Água, a partir das 9 horas, no Centro de Educação Ambiental da Bungue, em Gaspar, localizado às margens da Rodovia Jorge Lacerda, km 20. O evento marca o encerramento da campanha da Semana da Água 2012 e contará com uma diversificada programação cultural, com a participação de escolas e dos coordenadores municipais e regionais, que estarão apresentando as atividades desenvolvidas durante o ano nos municípios.

A Semana da Água 2012 adotou o slogan “Juntos pelo rio”, resgatando a temática da primeira edição da campanha, que iniciou em 2009, focada na proteção dos rios da bacia, com ações de limpeza e de abraço ao rio. Esta ação, que na campanha deste ano ocorreu simultâneamente em muitos municípios, na última segunda-feira, dia 17, é uma forma simbólica e lúdica de mostrar à população da bacia que os rios precisam de zelo e de proteção. Apesar de ser intitulada Semana da Água, esta campanha educativa inicia-se em 22 de março, Dia Mundial da Água, e as escolas desenvolvem diversas atividades no decorrer do ano. A terceira semana de setembro é o ponto auge da campanha, quando acontece a assembleia festiva do Comitê do Itajaí, com a participação dos municípios, que são convidados a mostrarem os resultados alcançados nas suas comunidades.

Programação
A programação cultural da Assembleia da Semana da Água 2012 acontecerá das 9h às 12h, e inicia com o coral de flautas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em seguida haverá a apresentação da peça teatral “O Futuro que queremos”, pelos alunos da Escola Básica Municipal Rudolfo Alfarth, de Indaial. Após estes números artísticos, inicia-se as apresentações das atividades desenvolvidas pelos municípios de Indaial, Apiúna, Itajaí, Navegantes, Pomerode, Presidente Getúlio,Ibirama, José Boiteux, Gaspar,Ilhota,Agronômica, Trombudo Central, Laurentino, Braço do trombudo, Aurora, Atalanta, Ituporanga e Blumenau.

Às 10h35min acontece uma apresentação de dança italiana, pelos estudantes da Escola Básica Martinho Gervasi, de Itajaí. Em seguida tem a continuidade as apresentações municipais: Timbó, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Ascurra, Brusque, Botuverá, Rio do Sul, Lontras, Vidal Ramos, Imbuia, Petrolândia, Chapadão do Lageado, Alfedo Wagner, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Taió, Mirim Doce, Rio do Campo, Vitor Meireles, Salete e Santa Terezinha. Para finalizar a programação cultural haverá uma apresentação do grupo Ecorock.

Assembleia
A assembleia do Comitê está marcada para às 13h30min em primeira chamada; às 13h45min, em segunda; e às 14 horas, em terceira e última convocação. Os principais assuntos a serem tratados serão os seguintes: Resultados da Semana da Água 2012, com a apresentação de alguns trabalhos selecionados; Aprovação da ata da 27ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em 21 de junho passado; Aprovação das alterações na resolução 46, que cria a Câmara Técnica do Comitê do Itajaí (CAT); Prestação de contas 2010 e 2011; Depoimentos sobre o curso de “Introdução à gestão de recursos hídricos e o papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica em sua implementação” realizado pelo Programa SC Rural para o Comitê do Itajaí, de 13 a 15 de setembro, no Centro de Treinamento da Epagri de Itajaí.

Sugestão: Jornalista Lourdes Maria Pereira Sedlacek

Nenhum comentário: