sábado, 29 de setembro de 2012

Fotos dos carros alegóricos que irão desfilar na Oktoberfest de Blumenau. Veja o boneco de isopor do FRITZ gigante.

Fotos dos carros alegóricos que irão desfilar na Oktoberfest de Blumenau. 
Veja o boneco de isopor do FRITZ gigante. FALTAM 10 DIAS PARA A FESTA.
O artista Siqueira de Blumenau é o idealizador de bonecos gigantes de isopor. O telefone do Siqueira é (47) 9210-9528. 
 Foto de Jaime Batista da Silva

Carros alegóricos já estão ganhando forma.
Quem passa pela Alameda Duque de Caxias, ou simplesmente Rua das Palmeiras, no centro de Blumenau, consegue ouvir o barulho de marteladas, serras e lixas que vem da oficina montada ao lado da Biblioteca Municipal. É que no local, estão sendo construídos os 16 carros alegóricos, que vão abrilhantar os seis desfiles oficiais da 29ª Oktoberfest, programada para 10 a 28 de outubro.

Os carros foram projetados e estão sendo confeccionados por pessoas da comunidade e entidades que participam do espetáculo de rua desde as primeiras edições. A seleção dos projetos foi feita a partir da análise de cerca de 30 croquis, que foram apresentados à Comissão de Desfiles da festa, levando em conta originalidade, beleza, praticidade e segurança dos veículos. Os carros alegóricos destacam a Oktoberfest e remetem à cultura e aos costumes dos imigrantes alemães que se instalaram no Vale do Itajaí a partir de 1850, destacando aspectos da colonização.
 Foto de Jaime Batista da Silva


As plataformas dos carros medem no mínimo 3,50m por 2,61m e no máximo 8,04m por 2,01m. A altura máxima permitida é de 3,80m, devido aos pórticos instalados na Rua XV de Novembro, palco dos desfiles.

Ofício
Os trabalhos na oficina seguem de manhã à noite. Todos se empenham em entregar os veículos prontos em tempo hábil e com a melhor qualidade possível. Entre os profissionais, a maioria projeta e constrói os alegóricos há bastante tempo, a exemplo de Walmor Pokriwieski (o Pome), que este ano projetou três alegorias. Pome está a 12 anos no ofício. Seus carros levam madeira, ferro, acrílico e muitas flores, como ele gosta de frisar.


 Foto de Jaime Batista da Silva

Há 26 anos envolvida com os desfiles da Oktoberfest (ela é a Oma, que há 15 anos faz o público rir na Rua XV de Novembro), Rose Tchumi também se vira entre martelos e lixas para deixar prontos os carros A Família e Jardim das Flores. “Estamos trabalhando com a base em madeira e vamos usar também tecidos e muitas, muitas flores, para deixar os carros lindos para o público apreciar”, conta.

Além dos 16 carros alegóricos, estão sendo decorados no local nove veículos a tração animal, entre charretes, carruagens e carros de mola.
 Foto de Jaime Batista da Silva

Os carros:
Nossa Cultura
Carro da Realeza
Carro do Bela Vista Country Club
Carro da Gastronomia
Jardim das Flores
Carro do Turista
Carro do Vovô Chopão
Clubes de Caça e Tiro
Carro A Família
Carro das Gaitas de Boca
Carro do Museu
Carro Oktoberfest
Carro da Arte
Carro A Festa/Homenageados
Carros (2) do Tabajara Tênis Clube
  Foto de Jaime Batista da Silva 
 Foto de Jaime Batista da Silva

Segue o desenho que dará origem à um dos mais belos carros alegóricos da Oktoberfest.
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva

Nenhum comentário: